terça-feira, 16 de agosto de 2022

RETIRANTES: O LEGADO DAS SOMBRAS [Resenha 073/2022]


Retirantes: O legado das sombras é uma obra intrigante. Inspirado na pintura homônima de Cândido Portinari, o texto traz uma reflexão sobre o fenômeno da migração no Brasil. Para que, já leu “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “O Quinze” de Rachel de Queiroz, sabe muito bem como passam aqueles que fugindo de um contexto de miséria, fugindo das “sombras” de suas próprias almas, enfrentam o desconhecido em busca de um futuro que dê sentido ao fato de estarem vivos. O diferencial deste livro é o que se trata de uma ficção pós-apocalíptica que transcreve o medo e o desespero pelo qual passam muitos daqueles que enfrentam o desconhecido em busca de um futuro melhor. Isso é típico de muitos que no passado tiveram que passar por isso.

“Desde que as criaturas sombrias foram libertadas, tudo o que era vivo no mundo tinha se tornado um alvo. Animais plantas, insetos, seres humanos, transformaram-se em alimento para os seres insaciáveis. No começo, alguns diziam ser um castigo vindo do inferno para cobrar o preço por todos os males causados pelo homem: a ganância, a cobiça, a falta de humanidade. Já outros acreditavam em seres extraterrestres, vindos de planetas distantes na intenção de dizimar a raça humana e se apossar de suas fontes naturais. Ninguém ainda sabia a verdade, mas o único fato com o qual todos concordavam era que, em poucos meses, tudo estaria seco, morto”.

No enredo, 90% da população mundial já foi dizimada por seres batizados popularmente de “sombras”. Neste quadro apocalíptico, as novas tecnologias e os meios de comunicação se tornaram absoletos. Joaquim e os dois filhos, fugindo do caos, trilham uma jornada em busca do desconhecido permeada por medo e desespero, lutando pela sobrevivência. Enquanto isso, - como diz a sinopse – “distante dessa família, dois grandes grupos de sobreviventes travam uma guerra não declarada por um dos últimos paraísos habitados pela raça humana”.
______
PEDROSA, Daniel. Retirantes: o legado das sombras. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2022. 256p.

Disponível em todos os formatos: Novo Século Editora e Amazon.

Nenhum comentário: