sábado, 27 de agosto de 2022

ENTERREM MEU CORAÇÃO NA CURVA DO RIO: A DRAMÁTICA HISTÓRIA DOS INDIOS NORTE-AMERICANOS [Resenha 078/2022]


Você termina de ler o livro, apoia no peito, respira fundo e começa pensar em tudo aquilo que lhe ensinaram nas aulas de história e ver tudo demolido. “Enterrem meu coração na curva do rio” não é um livro de ficção, e sim, um relato histórico de múltiplas nações indígenas na sua constante tentativa de resistir as imposições dos invasores (colonizadores).

Quando falo de demolição de conhecimento adquirido, me refiro ao fato da história contada pela ótica do conquistador. Dois aspectos muito importante sobre este livro. (1) O livro, escrito pelo historiador norte-americano Dee Brown, resultado de uma profunda pesquisa a respeito das consequências sangrentas da colonização dos Estados Unidos pelo homem branco. Mostra que a colonização do território dos Estados Unidos foi feita não sobre o suor do pobre peregrino expulso da Inglaterra, mas sim, por cima do sangue dos povos nativos. (2) Escrito em uma linguagem de fácil entendimento, o que prende a atenção do leitor até a página final. Os capítulos são estruturados a partir das grandes batalhas, que são expostas com tanto realismo que fica impossível para o leitor não esboçar sua repulsa com a forma com que os homens brancos agem, e sua indignação por evidentemente ter feito parte disto, mesmo que indiretamente.

Este livro, mais do que um triste relato sobre todos os infortúnios que os índios norte-americanos tiveram que enfrentar, foi fundamental para toda uma revisão histórica e uma mudança de mentalidades. Pode-se dizer que esta obra mexeu com a consciência dos norte-americanos, e foi a partir dele que surgiram diversos filmes mostrando o lado dos vencidos.

Dorris Alexander "Dee" Brown foi um escritor, historiador e bibliotecário norte americano, mestre em biblioteconomia, nascido na Louisiana. Cresceu frequentando bibliotecas, lendo os clássicos e brincando com um garoto da nação Creek, que o fez enxergar o expansionismo norte-americano pelo ponto de vista dos povos nativos. Dee faleceu em 2002, aos 94 anos.
______
BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2021. 456p.

Disponível em todos os formatos
LPM Editores
Amazom

Nenhum comentário: