domingo, 20 de fevereiro de 2022

FOMOS, SOMOS, SEREMOS [Resenha 022/2022]


Alguém rabiscou em algum canto por aí, a seguinte frase: Escrever poesia implica universalizar o particular, o que faz com que o poeta intensifique os próprios sentimentos, vividos e/ou sonhados, confundindo-se com eles, para chegar a "Essa coisa é que é linda”. ​

Tenho aqui em minhas mãos um escrito que não tem tão somente o propósito de “universalizar o particular”. Mas, para o autor, trata-se de uma questão de “salvação do eu, coragem e autoconhecimento. Isso se torna notável, quando você abre o livro, e ler oitenta poesias recheadas de aceitação, amores, confissões, exageros, e como a odisseia humana prescreve – perdas. Os termos “fomos”, “somos” e “seremos”, não são meras expressões. Estes Termos indicam movimentos. Não para dentro de si, mas, para fora

FOMOS – Amar é como encarar o mar. Assusta. Excita. Faz você questionar. Ir para o fundo ou no raso ficar? Enfrentar as ondas ou só se molhar?

SOMOS – Quem tem coragem de mergulhar? Ou somos aqueles que têm dedo de se afogar? Talvez sejamos um reflexo de tudo o que fomos. Talvez ainda nem tenhamos idéia de tudo o que seremos.

SEREMOS – Seremos o que nossos pais esperavam o que fôssemos? Seremos histórias bonitas de serem contadas? Seremos as palavras que deixamos sair? Ou os sentimentos que deixamos entrar?

Na sua dedicação a este simples blogueiro, ele escreve: “Ler ao mesmo tempo tranqüiliza e revoluciona. Escrever esse livro foi ambíguo também. Meus melhores e piores momentos estão nessas páginas. Desejo que você possa identificar e sentir todas as emoções.”

Jovem @arthurwbb, sou velho demais para tantas emoções. Creio e defendo que a poesia é um presente de reflexão, alento e aconchego para a alma – contemplando todos os estados de espírito e do coração.
_______
WEBBER, Arthur. Fomos Somos Seremos. Caçador, SC: Edição do autor. 2020. 270p.

Gente colabora com o autor nacional, adquira o seu exemplar diretamente com o autor:
@ arthurwbb
linktr.ee/livrodoarthur

Nenhum comentário: