sábado, 12 de fevereiro de 2022

OS INKLINGS: O GRUPO LITERÁRIO DE C. S. LEWIS E J. R. R. TOLKIEN [Resenha 018/2022]


Autores famosos e clássicos no Brasil como Olavo Bilac, Lima Barreto, Machado de Assis, Monteiro Lobato e Malba Tahan, e ainda autores estrangeiros como C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien têm em comum os grupos de amizade que formaram. Particularmente os britânicos se destacaram pelos chamados Clubs ou clubes de amigos, reunidos em torno de objetivos e interesses comuns.

Podemos citar o Detection Club que reunia G. K. Chesterton, Agatha Christie, Dorothy L. Sayers entre outros. Temos ainda o Bloomsbury Group, de Virgínia Woolf e, em Paris, as rodas literárias dos anos 1920 de Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald.

O grupo Inklings tinha por objetivo estudar a mitologia e teologizar a partir dela, cujos membros também pretendiam analisar e criticar os escritos uns dos outros. Neste livro conheceremos melhor esse grupo, seus integrantes e suas ideias. Entre as primeiras obras lidas entre os Inklings, constam-se O senhor dos anéis, de Tolkien, Além do planeta silencioso, de Lewis, e All Hallow’s Eve, de Charles Williams, todas publicadas e relevantes para a literatura britânica.

Tendo em vista o cenário social da época, o grupo era estritamente composto por homens. Dorothy L. Sayers, renomada autora de literatura policial e cristã, apesar de ser amiga de Lewis e Williams, nunca frequentou as reuniões dos Inklings. Outro fator do grupo era a cristandade, tema abordado frequentemente tanto nas produções quanto nas discussões, mesmo que não se mostrava critério para ser um membro. Antroposofistas, ocultistas e simpatizantes de outras instituições religiosas também faziam parte das reuniões.

Era em Oxford, cidade universitária no interior da Inglaterra, que esse pequeno grupo de amigos se encontrava semanalmente para, assim como hobbits numa toca, fazer aquilo que adorava: reunir-se ao redor de uma mesa para comer, beber, conversar sobre literatura, mitologia e teologia, além de, é claro, dar boas gargalhadas. As reuniões aconteciam às terças-feiras nas dependências de Lewis na faculdade, com o intuito de discorrer sobre o papel da narrativa fantástica e, posteriormente, ler seus manuscritos em voz alta. Outras reuniões aconteciam no pub The Eagle and The Child, também conhecido como The Bird and The Baby, entretanto, essas consistiam apenas na discussão literária e os membros não se aventuravam com a leitura de suas histórias nele.

O livro é composto de quatro capítulos: 
[1] A Toca e os Hobbits: quem foram os Inklings? 
[2] Razão e Imaginação: a teologia dos Inklings 
[3] Os Inklings e os Doze: O dom da Amizade 
[4] Lá e de Volta Outra Vez: como os Inklings terminaram e como ainda continuam.

Neste livro, Os autores apresentam a história do grupo literário mais famoso do século XX: 'Os Inklings', formado por amigos de Lewis como Tolkien, Williams e outros, e por meio do qual algumas das obras mais importantes da literatura - como O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia tiveram sua gênese e, à medida que eram escritas, foram lidas pela primeira vez.
_____
GASPAR, Igor; GREGGERSEN, Gabriele. Os Inklings: O grupo literário de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. São Paulo, SP: Editora Trinitas. 2021. 107p.

Disponível nos formatos físico e ebook: Editora Trinitas e Amazon

Nenhum comentário: