quinta-feira, 30 de agosto de 2018

MARCOS, O EVANGELHO DOS MILAGRES [Resumo]


LOPES, Hernandes Dias. Marcos – O Evangelho dos Milagres. São Paulo, SP: Hagnos, 2006.


Marcos é considerado um dos evangelhos sinóticos. O termo sinótico vem de duas palavras gregas, cujo significado é “ver conjuntamente”. Dessa maneira, Mateus, Marcos e Lucas tratam basicamente dos mesmos aspectos da vida e ministério de Cristo. Dos evangelhos sinóticos, Marcos é o mais breve.

O Evangelho de Marcos é geralmente considerado o primeiro evangelho que foi escrito, escrito por volta do ano 63 da era cristã. Sendo, assim, William Barclay o considerava o livro mais importante do mundo, visto que serviu de fonte para os outros evangelhos e é o primeiro relato da vida de Cristo que a humanidade conheceu.

Dos 661 versículos de Marcos, Mateus reproduz 606. Há apenas 55 versículos de Marcos que não se encontram em Mateus, mas Lucas utiliza 31 destes. O resultado é que há somente 24 versículos de Marcos que não se encontram em Mateus ou Lucas. Isso parece provar que tanto Mateus quanto Lucas usaram o evangelho de Marcos como fonte.

Robert Gundry afirma que Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito. Não existe um consenso unânime acerca da data da sua redação; entretanto, ele deve ter sido escrito entre 55 e 70 d.C, ou seja, antes da destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., uma vez que ele não faz qualquer menção desse fato predito por Jesus (13.1-23). Jerusalém foi destruída pelo exército romano sob a liderança de Tito, depois de 143 dias de cerco. Durante essa batalha, seiscentos mil judeus foram mortos e milhares levados cativos.

Irineu e outros pais da Igreja defenderam a tese de que Marcos foi escrito depois do martírio de Pedro e Paulo. Contudo, essa posição contraria a tese de alguns estudiosos que afirmam que Marcos foi o primeiro evangelho que foi escrito sendo a fonte primária dos demais.

O local onde Marcos escreveu o seu evangelho é Roma, uma vez que Marcos está presente com Paulo em sua primeira prisão e é chamado para estar com ele em sua segunda prisão.

O consenso geral entre os estudiosos é que Marcos foi escrito de Roma para os cristãos que viviam em Roma. Segundo William Hendriksen, Marcos foi escrito para satisfazer o pedido urgente do povo de Roma por um resumo dos ensinos de Pedro. 


AS CARACTERÍSTICAS DO EVANGELHO DE MARCOS

(1) Marcos é totalmente kerigmático em sua ênfase. O livro começa focando o cerne da sua mensagem: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (1.1). Jesus apresenta-se nesse evangelho como pregador (1.14, 15; 1.38, 39). 

(2) Marcos enfatiza a popularidade do ministério de Jesus. Quando Jesus ensinava e por onde andava, as multidões se reuniam ao seu redor (1.33, 45; 2.2,13,15; 3.7,9,20; 4.1,36; 5.21,24,31; 6.34; 8.1; 9.15,25; 10.1,46). 

(3) Marcos enfatiza a questão da identidade de Jesus. O Pai lhe disse: “Tu és meu Filho amado” (1.11; 9.7). O comandante ao pé da cruz confessa: “Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus!” (15.39). Na manhã da Páscoa, os mensageiros celestiais dizem: “Ele ressuscitou” (16.6). 

(4) Marcos é o evangelho da ação. Jesus é apresentado nesse evangelho como servo que está sempre em atividade. Marcos descreve Cristo, sempre ocupado, se deslocando de um lugar para outro, curando, libertando, pregando e ensinando as pessoas. 

(5) Marcos apresenta Jesus como Filho de Deus. Jesus disse ao povo, para os discípulos, para os líderes religiosos e para os opositores que ele era o Filho de Deus. Ele demonstrou seu poder para perdoar, curar, libertar e deter as forças da natureza. Ele provou ser o Filho de Deus rompendo os grilhões da morte e saindo da sepultura.

(6) Marcos apresenta Jesus como servo. A mais espantosa mensagem de Marcos é que o Filho de Deus veio para ser servo. Aquele que é perfeitamente Deus, também é perfeitamente homem. O Messias entrou na História não para conquistar os reinos do mundo com espada, mas para servir os homens, aliviar suas aflições, curar suas enfermidades, levantar os caídos, morrer na cruz para a remissão de seus pecados. Como servo, Jesus foi tentado, falsamente acusado, perseguido, ferido, cuspido, ultrajado, pregado na cruz.

(7) Marcos apresenta Jesus como aquele que tem poder para operar milagres. Marcos enfatiza mais os milagres de Cristo do que seus sermões. 

(8) Marcos enfatiza o sofrimento de Cristo. Nenhum outro evangelho deu tanta ênfase à paixão de Cristo quanto Marcos. 


A MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO DE MARCOS

O primeiro versículo desse evangelho é tanto o título do livro quanto a síntese do seu conteúdo. Ele traz a sua mensagem central. Alguns comentaristas como William Hendriksen relacionam a palavra “princípio” com a atuação de João Batista nos versículos seguintes, mas a melhor compreensão é que Marcos está introduzindo o conteúdo de todo o evangelho.

A parte mais importante do evangelho não é o que nós devemos fazer, mas o que Deus fez por nós em Cristo. O evangelho não é discussão nem debate, mas uma proclamação. O evangelho está centralizado na pessoa de Jesus Cristo. O conteúdo do evangelho é Jesus Cristo: sua vida, obra, morte, ressurreição, governo e segunda vinda.

James Hastings diz que Cristo criou o evangelho pela sua obra; Ele pregou o evangelho pelas suas palavras, mas Ele é o próprio evangelho.

Como Marcos escreveu seu evangelho para os romanos, que davam grande importância à concisão, vai direto ao assunto e já no primeiro versículo destaca o título pleno do Senhor, que abarca sua humanidade, sua missão redentora e sua divindade. Ele é plenamente homem (Jesus). Ele é o ungido de Deus (Cristo). Ele é plenamente divino (Filho de Deus).

Marcos iniciou sua mensagem, revelando-nos a essência do evangelho. Sem essa gloriosa doutrina, diz John Charles Ryle, não teremos nada sólido debaixo dos nossos pés. Nossos corações são fracos, nossos pecados são muitos. Nós precisamos de um redentor que seja capaz de salvar completamente e libertar-nos da ira vindoura. Nós temos esse salvador em Jesus Cristo. Ele é o Deus forte (Is 9.6).

Nenhum comentário: