sábado, 25 de agosto de 2018

DEZ HOMENS E DEZ MULHERES DA BÍBLIA [Resenha]


LUCADO, Max. Dez Homens da Bíblia & Dez Mulheres da Bíblia – Como Deus usou pessoas imperfeitas para mudar o mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.


As leituras das Escrituras podem chegar a uma profundidade não considerada pela narrativa e a narrativa pode estabelecer verdades que não estão dentro da leitura recomendada. Porém, tudo o que está escrito dentro da narrativa pode ser bem evidenciado pelas Escrituras. Quando o autor do livro de Hebreus dedicou 40 versículos no capítulo 11 de sua epístola sobre a fé, ele fez questão de narrar a vida de personagens, o qual foram denominados de Heróis da Fé. E ele fez isso por duas razões: (1) contrastar a fé com a ênfase que o Antigo Testamento dava à obediência à lei; e (2) mostrar o que homens e mulheres de Deus (“a grande nuvem de testemunhas”) fizeram por meio da fé, no passado. Assim, ele encoraja seus leitores a permanecerem firmes, lembrando que os cristãos têm promessas superiores (Hb 11.39-40).

Quando nos detemos a estudar muitos eventos concernentes às vidas dos personagens básicos da Bíblia, percebemos que vida é uma competição que encerra perseverança, paciência, fé e compreensão.

É importante entender que no curso da vida nunca estamos sozinhos. Outras pessoas já passaram por ela antes de nós. Elas estão nas arquibancadas, nos oferecendo através da narrativa bíblica suas sabedorias e suas experiências. Precisamos somente ouvir sua voz e prestar atenção em suas histórias para transformar os desafios de nossos dias modernos em vitórias. De Rebeca a Davi, de Abraão a Moisés, essa coleção de dois livros “Dez homens e Dez Mulheres da Bíblia” coloca-nos face a face com os grandes personagens da Bíblia. Desses grandes heróis vem a inspiração de viver como eles viveram: como líderes, como pessoas que tiveram histórias de sucesso e como o povo próximo de Deus.

Max Lucado, mostra seu propósito, quando diz: “essas histórias nos mostram que existe um Criador que nos ver onde estamos e nos ama pelo que somos. Ele é aquele que paira sobre todas as páginas da Bíblia, moldando vidas, resgatando corações, curando doenças, trazendo à vida o que estava morto e atribuindo grande missões àqueles que escolhem segui-lo e nele depositam sua fé” [p.6]


DEZ HOMENS DA BÍBLIA

No primeiro livro, temos os Dez Homens da Bíblia. Os homens retratados na Bíblia não eram perfeitos de forma alguma. Nas Sagradas Escrituras, encontramos diversas histórias marcadas por escândalos, fracassos e intrigas. No entanto, também encontramos muitas histórias de homens que conseguiram olhar além de suas circunstâncias, confiar completamente no Senhor e segui-lo por onde quer que fosse. Assim como nós, esses homens tomaram boas e más decisões ao longo do caminho - experimentaram boas e más consequências. Nas páginas da Bíblia, vemos nossas lutas e esperanças refletidas em suas histórias.

Estes homens, como já escrevei acima, em algum momento perderam a sua principal essência, a sua fé e tiveram derrotas consideráveis em suas empreitadas, tiverem seus sonhos e projetos destruídos e muitos até foram mortos, simplesmente porque persistiram no erro ou porque não acreditavam mais naquilo que sempre os manteve de pé. Se seus sonhos ficaram pelo caminho, se você deixou de acreditar ou mesmo de sonhar, que tal ir em busca deles novamente?

Um dos objetivos deste livro será mostrar que enquanto estes homens mantiveram a sua essência, enquanto acreditaram que venceriam as dificuldades e buscaram com todas as suas forças, eles foram à luta e conquistaram o sucesso. Estes homens não se preocuparam com as pessoas que tentavam desencorajá-los a qualquer custo porque duvidavam de seu potencial, assim acreditamos que com você não será diferente, vamos nos inspirar em busca de uma inspiração nova para atingir os nossos objetivos.

1. Noé – Esperança quando as águas inundam tudo.
2. Jó – A presença de Deus na tempestade.
3. Jacó – Lutando com o passado.
4. Moisés – Um vislumbre da glória de Deus.
5. Davi – Problemas gigantes e quedas colossais.
6. José – Pernas trêmulas e perguntas não respondidas.
7. Mateus – Redefinindo a família de Deus.
8. Lázaro – A testemunha final.
9. Pedro – O evangelho da segunda chance.
10. Paulo – Nunca se está longe demais para retornar.

Sobre estes homens, Max Lucado escreveu: Encontramos neles as nossas histórias e vislumbramos nossa esperança onde eles encontraram a deles. E, no meio de todos eles... encontramos o herói de tudo isso: Deus – Criador, moderador, resgatador de corações quebrantados; o Senhor, que distribuiu chamados do Alto, segundas chances e bússolas morais para todos os interessados. Então, se você já se perguntou como Deus poderia usá-lo para transformar o mundo, olhe para esses homens. Esse conjunto de seguidores fracassados, de altos e baixos, que não fazia nada certo, de líderes desesperados, encontrou esperança não em seu desempenho, mas nos braços abertos de Deus. [p.5]


DEZ MULHERES DA BÍBLIA

No segundo livro, temos as Dez Mulheres da Bíblia.  No Antigo Testamento encontramos muitas mulheres exercendo forte liderança. Elas envolviam-se com a defesa, permanência e a formação da consciência do povo hebreu. As mulheres estão presentes onde a vida está fragilizada e ameaçada. O riso de Sara, no livro do Gênesis nos revela sua participação na constituição do povo ao gerar um filho. Os cânticos de Míriam, Débora e Ana revelam a alegria da mulher, fazendo sua parte na história da salvação. Rute é o exemplo de solidariedade da mulher oprimida. As parteiras no Egito, com coragem e astúcia tramam um novo projeto de sociedade. Nesta nova sociedade a vida deve ser defendida e preservada. Jael e Judite são exemplos de firmeza na luta de resistência. Ester com determinação expõe a própria vida pela salvação de seu povo. Outras grandes profetizas como Débora e Hulda não podemos esquecer. A tradição de fé em Israel tem marcas da atuação feminina. Lá onde a capacidade de resistência do povo parecia se esgotar, sempre aparece uma mulher forte.

Contudo há mulheres que nem conhecemos todos os seus nomes. Alguns são referidos apenas pela sua nacionalidade. Alguns são conhecidos apenas pelo lugar onde moravam. Alguns nomes se tornariam rainhas, enquanto outros viveriam à margem da sociedade. Uma daria à luz uma nação, e alguém daria à luz o Messias. A cultura muitas vezes ignorou ou descontou as contribuições das mulheres, mas os autores das Sagradas Escrituras encontraram essas mulheres e o notável papel que desempenharam para contar a história de Deus.

As mulheres estudadas neste volume tratam-se não daquelas que estão sempre em evidências nos estudos e palestras devido suas virtudes, e sim, com exceção de Sara e Maria, mãe de Jesus, todas as demais tiveram um passado duvidoso. Mulheres que chegaram aos pés do Senhor com feridas do passado, com os abusos do passado e as memórias dolorosas do passado. 

1. Sara – A vida no reino do absurdo.
2. Raabe – Quando um passado duvidoso conhece a graça de Deus.
3. Abigail – A bela entre as feras.
4. Ester – Tocando o coração do rei.
5. Maria, a mãe de Jesus – Mais do que um conto de Natal.
6. A Mulher Samaritana – De marginalizada a evangelista.
7. A Mulher Cananéia – Quando uma grande fé encontra uma grande ação.
8. Maria de Betânia – Atos ousado de amor.
9. Maria Madalena – Encontro com o Deus das surpresas.
10. Safira – Faça o bem... em silêncio.


Para concluir, estes dois livros são altamente didáticos e editados para serem usados no estudo bíblico diário, tanto de forma individual, como também para estudos em grupos. Escola Bíblica Dominical e células. Eu particularmente recomendo que seja usado em estudos bíblicos semanalmente, pois cada seção contém cinco dias de estudo, com impressões retiradas dos livros de Max Lucado. Há também perguntas orientadoras que ajudam a percorrer as histórias desses homens e mulheres nas Escrituras.

E finalmente, sobre os heróis da fé, Hebreus 11.38 conclui: “Homens dos quais o mundo não era digno”. Ele quer nos dizer que o mundo não era um lugar bom para esses homens de fé. A estatura espiritual deles fez com que fossem merecedores de uma cidade superior. A ideia é também que o mundo não oferecia hospitalidade compatível com o exemplo de fé dessas pessoas formidáveis. Essa tão grande nuvem de testemunhas (Hb 12.1) é um exemplo para nós. O Deus deles é o nosso Deus. Eles tiveram fé, por isso obtiveram bom testemunho. Então, oremos: “Senhor, aumenta-nos a fé. Amém.

Nenhum comentário: