quarta-feira, 25 de julho de 2018

BOX95 - JULHO DE 2018 [Apresentação]


BOX95 – JULHO DE 2018

Acabou de chegar a nossa Box95 do mês de julho. Algumas expectativas nós criamos pelo fato de esta caixa quando chega ela traz um conteúdo de supresas. Como eu evito está vendo os spoiler, a surpresa para mim é sempre maior. E que é esta caixa traz de tanto especial?


VEJAMOS:

Mais um marcador de páginas. Desta vez com uma citação de Martin Bucer: “O Reino de Deus exerce seu senhorio na terra pela obra do Espirito Santo nos crentes”.

É interessante notar que sem o Espírito Santo o Reino de Deus não seria possível. Sem o Espírito não haveria Igreja; isto, porque não haveria crente em Cristo. A Igreja é composta por pessoas que confessam o Senhorio de Cristo. Esta confissão só é possível pela ação poderosa do Espírito (Cf. 1 Co 12.3; Rm 10.9-10). A igreja é o reflexo dos atos da Trindade. O Deus Trino atua de tal forma que a Sua igreja foi constituída e é preservada até a consumação definitiva da obra de Cristo, quando Ele será glorificado na Igreja e a Igreja nele: “Quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho). Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (2Ts 1.10-12). O Espírito é a alma da Igreja, Quem lhe dá ânimo e vitalidade. É o Espírito Quem dirige os homens à porta de salvação que é Cristo (Jo 10.9).7 No decorrer da História o Espírito tem estabelecido a Igreja, chamando por meio da Palavra os homens para constituírem a Igreja de Deus. “Do mesmo modo que o Espírito Santo formou o corpo físico de Jesus Cristo na encarnação, assim também forma o corpo místico de Jesus Cristo, ou seja, a igreja”.

Um cupom de acesso gratuito a curso Ead oferecido exclusivamente aos sócios. Este curso é oferecido pelo Seminário Martin Bucer sobre “Três reformadores esquecidos e o seu impacto na igreja” (Ulrico Zwinglio, Martin Bucer e Thomas Cromwell). Todos os associados receberão por email um link para ter acesso ao curso online. Os professores nestas aulas serão Franklin Ferreira, Jonas Madureira e Tiago Santos.

Papertoy (?). No último parágrafo da apresentação da revista diz que na caixa vem o papertoy do Martin Bucer. O meu não veio. Mas, isso se resolve depois.



A REVISTA BOX95 EDIÇÃO 14 DE JULHO DE 2018

A Revista Box95 vem recheada de bons artigos e como é anunciado, o convidado do mês o Erlan Tostes que escreve o artigo “Biografia cristãs: Vale a pena ler?” Neste artigo ela mostra a importância de ser ler biografias cristãs e notifica a todos os leitores três pontos favoráveis: (1) Não estamos sós em nossos problemas e crises; (2) Biografia desmitologizam figuras históricas: e (3) Deus é engrandecido através dos atos de figuras do passado.

Na seção CANTE AS ESCRITURAS de Felipe Castelo Branco, o hino do mês é “A Mensagem da Cruz” de autoria do Rev. George Bennard (pastor metodista). Bennard diz que “se convenceu de que a cruz era muito mais do que um símbolo religioso, era o coração do Evangelho”, foi nessa época de meditação sobre a cruz, no ano de 1913, que Bennard sentiu-se impelido a escrever um hino.

Na seção TULIPAS, temos mais uma doçura em forma de palavras escrita pela Mel Barbosa. Desta vez ela escreve algo que é crucial em nossa existência, amigos de alma. No texto, ela cita os amigos de Paulo, Priscila e Áquila e conclui o artigo falando do amigo de João Calvino, um outro reformador Martin Bucer, que “com João Calvino, Deus não agiu diferente ao fazer uso de uma grande amizade para trazer cura ao seu coração.” É, amigo de alma. Isso me lembra Aristóteles que viveu 350 anos antes de Cristo falou sobre a amizade em uma de suas obras chamada Ética a Nicomaco. “Dois amigos são uma mesma alma, vivendo no mesmo corpo.” Em outro lugar ele cita; “A amizade é uma virtude, e é coisa mais necessária á vida”, outra citação diz; “Sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que houvesse outros bens”. Um texto com muito mel.

Tem ainda outros, não menos importantes e com muito conteúdo para nos edificar: Rodolfo Amorim falando sobre hedonismo contemporâneo, Igor Miguel escreve sobre “A Espada na Bainha”; Leonardo Oliveira com a devocional “Porque Tu estás comigo” e finalmente o Geolê com o seu comentário sobre o livro “Uma Confissão” de Liev Tolstói, publicado pela Editora Mundo Cristão.


LIVROS DO MÊS


“Faça Mais e Melhor: Um guia prático para a produtividade – Tim Charles [Editora Fiel]. Este livro foi escrito para servir como um guia para uma produtividade eficiente e de qualidade. Tim Charles oferece conselhos sábios e práticos para a realização de tarefas cotidianas em nosso mundo cada vez mais ocupado e cada vez mais digital. Em “Faça mais e melhor”, você aprenderá: Os obstáculos comuns à produtividade, o grande propósito da produtividade, três ferramentas essenciais para ser produtivo, o poder de rotinas diárias e semanais. E ainda terá um “bônus”, com conselhos para administrar seu e-mail e para organizar melhor sua produtividade.

O autor desta obra, Tim Charles é pastor da igreja Grace Fellowship em Toronto, Canadá. É editor de site de resenhas Discerning Reader e co-fundador da Cruciform Press. Casado com Aileen e pai de três filhos, ele também é blogueiro, Web designer e autor de várias obras. Você pode segui-lo no Twitter em @Challies.



“O Defensor do Amor: Martin Bucer como teólogo e pastor – Thomas Schirrmacher [Editora 371]. Este livro é algo muito especial, pois é o primeiro publicado em língua portuguesa sobre este excelente reformador, resultado de uma parceria entre a Box95 e o Seminário Martin Bucer.

Martin Bucer (1491-1551) foi uma importante ilustração da tentativa de utilizar as Escrituras para encontrar o que é comum numa época em que a cristandade estava começando a experimentar a fragmentação que vemos hoje e a reconquistar os irmãos errantes de maneira amigável e sustentável. Durante muito tempo, Bucer foi o menos conhecido dos grandes reformadores protestantes. Mas em sua vida ele era tão conhecido quanto Lutero e Calvino. Ele alcançou esse status sem estabelecer uma denominação ou confissão, mas foi esquecido em uma época de separatismo da cristandade, que não deixou espaço para os reformadores que amavam a unidade.

Escrevendo em 1539, João Calvino descreveu Martin Bucer como um homem “que por causa de sua profunda erudição, seu abundante conhecimento sobre uma ampla gama de assuntos, sua mente perspicaz, sua vasta leitura e muitas outras diferentes virtudes, ainda hoje permanece insuperável por qualquer pessoa, pode ser comparado apenas a alguns, e se destaca dentre a grande maioria” [p.97]. Calvino escreveu estas palavras durante a sua estadia de três anos em Estrasburgo (1538-1541), onde Bucer foi um reformador proeminente. Depois de sua chegada à cidade, Calvino morou por um tempo na casa de Bucer antes de se mudar para uma casa vizinha. Durante esse tempo, os dois reformadores se tornaram próximos, e Bucer influenciou muito seu colega mais novo. No entanto, apesar da estreita ligação entre Bucer e Calvino, Bucer permanece como um desconhecido para muitos cristãos reformados, relegado ao papel de um reformador secundário.

Este livro vos fará conhecer e se apaixonar por este que é conhecido como o “Diplomata da Fé”. Queremos mais livros sobre Martin Bucer.

Thomas Schirrmacher é doutor em teologia e filosofia, é professor de sociologia da religião na Universidade do Oeste em Timisoara (Romênia) e Presidente e professor de Ética no Seminário Martin Bucer da Europa.

Agora é curtir e preparar o coração para a próxima box95. O prazo para se associar é até 09/08/2018.

______________
Quer saber mais? Acesse:
Box95 – Um Clube de Assinaturas Reformado


Nenhum comentário: