sexta-feira, 6 de maio de 2022

LENDO FILIPENSES: UM COMENTÁRIO PARA HOJE [Resenha 046/2022]


Um dos textos mais impactantes da Bíblia, a carta de Filipenses recebe uma releitura também surpreendente: Lendo Filipenses: um comentário para hoje. Jornalista, teólogo, pastor e fundador da ONG Rio da Paz, Antônio Carlos Costa contextualiza a passagem bíblica para o cenário atual, incluindo o ambiente turbulento da igreja e da sociedade brasileira.

O jornalista traz para o texto sua experiência como presidente da entidade, organizadora de protestos que ganharam atenção nacional. Ao longo dos anos de 2020 e 2021, manifestações regulares promovidas pela organização, com rosas, lenços, balões e cruzes, representaram as vidas perdidas pela Covid-19 e ocorreram na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A entidade é filiada ao Departamento de Informação Pública da ONU e promove ações voltadas para a redução das violações dos direitos humanos.

Sobre esta epístola, o autor escreve: “Há mais um motivo, não vejo como não o destacar, para nos dedicarmos ao estudo de Filipenses: o seu autor. Sabemos que, em última análise, a carta deve ser considerada revelação divina, contudo, comunicada por meio da personalidade de um homem extraordinário, cujos escritos estão por trás do que temos de melhor na formação do mundo ocidental: o apóstolo Paulo. Entender isso — sua forma de pensar, o conteúdo de sua mensagem, os temas que mais o atraíam, sua capacidade de relacionar mente e coração, suas experiências místicas associadas ao raciocínio lógico, seus pressupostos teológicos para a prática do cristianismo — tem sido a experiência mais libertadora da minha vida”.

Escrita pelo apóstolo Paulo e conhecida com uma das “cartas da prisão”, Filipenses é um dos textos mais comoventes e práticos da Bíblia. Em sua leitura da carta, Antônio aponta o modo cristão de lidar com as questões centrais da vida, elucida fatos e aprofunda princípios, tudo isso sob a perspectiva de um teólogo brasileiro.
________
COSTA, Antônio Carlos. Lendo Filipenses: um comentário para hoje. São Paulo: Mundo Cristão, 2022.

Disponível nos formatos ebook e físico no Amazon.

Nenhum comentário: