sábado, 7 de maio de 2022

GUERNICA [Resenha 047/2022]


GUERNICA – A HISTÓRIA: O ano de 1936 foi marcado por um grande acirramento entre dois polos políticos na Espanha: os nacionalistas contra os republicanos. O primeiro grupo era representado pelo General Francisco Franco e o segundo era representado por facções comunistas, socialistas, anarquistas, etc. Ambos disputavam o poder absoluto da Espanha. Os conflitos entre os dois polos foram ficando cada vez mais evidentes dando início assim a Guerra Civil Espanhola. Em 1937, a Alemanha e a Itália uniram-se para apoiar Franco na guerra que acontecia na Espanha. Em 26 de abril daquele mesmo ano, o exército alemão iniciou vários bombardeios feitos com helicópteros, na cidade de Guernica. Em apenas 3 horas de duração, o ataque deixou a cidade espanhola completamente destruída, em ruínas. Além de também deixar vários cidadãos feridos, calcula-se que o bombardeio tenha deixado mais de 1.600 civis mortos.

GUERNICA – O QUADRO: Guernica é uma obra de arte produzida pelo famoso pintor espanhol, Pablo Picasso. O pintor que estava em Paris quando soube do ocorrido, ficou horrorizado e resolveu usar o Bombardeiro de Guernica como inspiração para compor o quadro, que mostra o sofrimento, a dor, a angústia, o pânico, a aflição e a tristeza do povo espanhol da cidade de Guernica. A pintura é feita com a técnica óleo sobre tela, somada a técnica chamada “collage” e foi produzida logo após o ataque. Tem 349,3cm x 776,6cm de medida e atualmente está exposta no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, localizado em Madrid (Espanha) e é considerada uma das obras mais importantes da carreira artística de Picasso. É importante lembrar que esta obra – Guernica - esteve no Brasil durante a 2ª Bienal do livro em São Paulo no ano de 1953.

GUERNICA – O LIVRO: Neste livro em quadrinhos lançado pela A L&PM Editores Guernica, trata-se de um álbum escrito e ilustrado pelo quadrinista francês Bruno Loth e colorido por seu filho, Corentin Loth. “O dia a dia e a destruição da cidade são mostrados em paralelo com o processo criativo de Picasso, que quer exprimir a raiva de ver seu país devastado pela guerra e ameaçado pelo fascismo”. Com capa especial e 88 páginas de tirar o fôlego, “o leitor é envolvido por este episódio histórico emblemático que representa todo o potencial da miséria e da grandeza humana; da destruição abjeta à criação sublime da arte”.
________
LOTH, Bruno & Coretin. Guernica. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2022. 88p.

Disponível nos formatos físico e ebook: L&PM Editores e Amazon

Nenhum comentário: