sexta-feira, 27 de maio de 2022

LÁ NA VILA X [Resenha 052/2022]


O livro pequeno, mais com um teor cativante. Como diz na sinopse, o personagem principal, que é também o narrador, é um professor vindo do interior, vive em um bairro periférico de uma metrópole, conhece o gueto local dos marginais e estabelece relações cordiais e amizades. Observa as atitudes de os hábitos, o cotidiano, vizinho de um grupo de jovens, menores infratores, é vítima de um golpe.

O ENTORNO – O cidadão comum, trabalhador e honesto que vive em uma periferia de uma grande cidade, que tanto tem medo de ladrão quanto da polícia. Uma rua comum, onde os marginais se movimentam e fazem seus acertos. Um traço de amizade é feito entre alguns até por uma questão de bem-estar social e de boa convivência e até ganhou o pseudônimo de ALEMAO entre os marginais.

OS HABITANTES – Ali todos são amigos, todo mundo é da mesma fita, do mesmo meio. Todos praticam delitos, se drogam, vendem drogas, roubam, se conhecem. As amizades são úteis, nem que seja para indicar um advogado, levar cigarros na cadeia, guardar um produto roubado por eles em sua casa. Formam uma rede social ampla. A comunicação é boca a boca. Tem muitos sonhos. São imediatistas. Não planejam nada. São corajosos. São indiscretos, atrevidos.

A CONVIVÊNCIA – Diziam entre eles que o ALEMÃO era um otário. Passei a deixá-los à vontade. Não fumava maconha com eles, somente emprestava a garagem, não entravam na casa. Suas conversas não me interessavam muito. Usualmente não conversavam diretamente comigo, mesmo se eu estivesse na roda, olhando para eles. Um se dirigia ao outro, nem olhavam para mim.

A TRAIRAGEM – Zoinho, aparecera com um rapaz mais velho que precisava de uma garagem para guardar o carro que acabara de comprar com suas economias. (...) o rapaz voltou com um carro e trazia um folheto de loja de aluguel e um contrato jogado no chão do carro. A porta do carro não fechava. ”Este carro não é seu. Não quero carro roubado aqui”. Precisava sair daquele lugar. A polícia retirou o carro roubado da garagem um dia após a mudança.
_____
MANERICH, A. Lá na Vila X. São Paulo, SP. Chiado Books. 2020.

Nenhum comentário: