sábado, 14 de maio de 2022

A ARTE DO ESFORÇO: O COMPORTAMENTO CRISTÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA VIDA [Resenha 049/2022]


O QUE É ESFORÇO? Anders Erikson, célebre psicólogo da Universidade da Florida, explica que as pessoas que alcançam o sucesso ou o triunfo não dispõem de nenhum tipo de células que os façam diferentes do resto. Está claro que nem todos “servimos para tudo”, mas há quem saiba agregar uma série de dimensões básicas que lhe permitem, sem dúvida, alcançar aquilo que propõem. Esforço é a mobilização de todas as forças físicas ou morais para atingir um objetivo. Para o servo de Deus o esforço não é uma opção. Ele é exortado a fazer esforçadamente a sua parte na construção do reino de Deus. O verbo esforçar aparece sempre de forma imperativa: Rm 12.17; Js 1.7.

A ARTE DO ESFORÇO. O assunto deste livro está na contramão dos padrões de vida adotado, inclusive, pela comunidade cristã. O mundo cristão de hoje é marcado por facilidades e comodidades, que deixariam nossos irmãos do passado constrangidos. Os templos são bons e confortáveis, as celebrações para alguns perderam sua importância presencial e adotaram aquela “on-line”. A cultura da facilidade tem contribuído para o surgimento de geração de “cristãos ociosos” que não mais evangelizam, que se acomodam em suas “zonas de conforto” e que pouco tem contribuído para o crescimento do Reino de Deus. O autor mostra com vasta fundamentação bíblica que o conceito de esforço está presente nas entrelinhas da vida das pessoas vencedoras, que aprenderam conciliar obediência a Deus com o esforço. A formulação de uma teologia do esforço baseada nas Escrituras sagradas nos instrui a viver de modo agradar a Deus, capacitados pelo Espírito Santo. É importante lembrar que a prática do esforço aqui apresentada não se trata de autojustificação perante Deus, e sim, o esforço necessário (aquela cruz) que nos ajuda a se tornar servo fiel.

JESUS E O ESFORÇO. “Jesus deu uma grande lição em todos os seus discípulos. Ensinou a humildade e mostrou que precisamos ser servos, servindo uns aos outros como disposição, trabalho e esforço. Enquanto os discípulos estavam parados, apáticos, Jesus tomou a atitude de servo humilde e deu exemplo, para que nós o façamos também. Jesus nos convida a ser humildes e servos”. [p.57]
_______
SOUSA, Miqueias Henrique de. A arte do Esforço: o comportamento cristão frente aos desafios da vida. Rio de janeiro, RJ: GodBooks, 2021. 128p.

Disponível nos formatos ebook e físico: Amazon.
 

Nenhum comentário: