domingo, 22 de maio de 2022

GUERRA CIVIL: UMA HISTÓRIA DO UNIVERSO MARVEL [Resenha 050/2022]


FALANDO DE GUERRA CIVIL: A HQ, O LIVRO E O FILME

GUERRA CIVIL: A REVISTA EM QUADRINHO - “Guerra Civil”, o famoso embate ideológico e físico entre o Capitão-América e o Homem de Ferro já rendeu, e ainda renderá, muito para a Marvel. A edição em quadrinhos, escrita por Mark Millar e Steve McNiven em 2006 vendeu mais de 500.000 exemplares e representou uma mudança significativa no universo dos heróis da Casa das Ideias. Lembrando que todo o desenrolar da história foram contada em sete revistas.

GUERRA CIVIL: O LIVRO - Com 27.229 exemplares comercializados, Guerra Civil foi um dos 15 livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2015. O romance, escrito por Stuart Moore com base nos quadrinhos de Mark Millar e Steve McNiven, se passa em uma linha do tempo alternativa, em que Peter Parker e Mary Jane nunca se casaram (estabelecida em One More Day, de J. Michael Straczynski e Joe Quesada,). O livro também atualiza os eventos da HQ, situando a história durante o governo de Barack Obama, não de George W. Bush.

GUERRA CIVIL: O FILME – 13º. filme do Universo Cinematográfico Marvel e elementos de basicamente todas as fitas anteriores são usados ou citados aqui. Nisso, o roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely acertadamente não perde tempo reapresentando personagens conhecidos, deduzindo que o público já conhece os heróis envolvidos e suas aventuras pretéritas. Os fãs inveterados já sabem que as adaptações para o cinema dos quadrinhos (sobretudo da Marvel) se distanciaram das obras originais, seja por questões econômicas referentes aos direitos dos estúdios, seja por motivos contratuais (econômicos?) envolvendo os atores. O fato é que Civil War se distancia – e muito, mas se mantém fiel ao espírito do texto original.
________
MOORE, Stuart. Guerra Civil: Uma história do universo Marvel. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2015.

Disponível nos formatos físico e e-book: Novo Século Editora e Amazon

Nenhum comentário: