domingo, 14 de fevereiro de 2021

O GUIA DEFENITIVO DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS [Resenha 008/21]


O Guia do Mochileiro das Galáxias do autor Douglas Adams é um clássico do mundo geek. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga do britânico esquisitão Arthur Dent pela Galáxia conquistou leitores do mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando – e divertindo – leitores de todas as idades. Este volume traz os cinco livros da cultuada série: (1) O Guia do Mochileiro das Galáxias, (2) O Restaurante no Fim do Universo, (3) A Vida, O Universo e Tudo Mais, (4) Até Mais, e Obrigado pelos Peixes e (5) Praticamente Inofensiva. Lembrando que o autor, Douglas Adams infelizmente faleceu em 2001 enquanto escrevia o sexto livro da “trilogia” O Salmão da Dúvida.

As obras originalmente foram escritas para se tornarem um programa na rádio e sua estreia ocorreu em abril de 1978, apresentado por Geoffrey Perkins na BBC. No melhor estilo podcast, o apresentador falava com bom humor sobre coisas que até hoje não são tão bem explicadas a nós humanos, criando um universo próprio para o enredo da obra, com planetas diferentes, com teorias incríveis sobre fatos inimagináveis.

Os cinco livros, presentes nesta edição, mostra a odisséia de Ford Prefect, um alienígena de um planeta bem distante e colaborador do Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro essencial para pessoas e criaturas que desejam se aventurar pelo espaço sem gastar muito dinheiro. É quando o alien, que queria passar uma semana na Terra para atualizar o capítulo sobre o planeta acaba ficando por aqui por quinze anos, que a história começa a ficar melhor. O enredo é bem cativante, e você lê o livro sem nem perceber o tempo passar. O autor, que apesar do toque de surrealidade, consegue passar sua crítica à realidade e ao planeta, consegue nos prender do início ao fim de cada um dos volumes.

A narrativa, que acontece em terceira pessoa, é intercalada entre as situações vividas por Arthur em suas viagens intergaláticas, outros personagens — que a principio podem não nos ser interessantes — e trechos do Guia. Acredito que, nesse caso, a composição em terceira pessoa ajudou no bom dinamismo do livro — principalmente por abranger melhor todas as excessivas informações e aventuras. Acredito que, no tocante a narração, Adams soube ser muito misto e você percebe com certa facilidade como ele soube conduzi-la de modo que a trama não se tornasse sempre a mesma coisa, usando sempre de cenas instigantes e um humor inteligente.

Dotado de uma cativante narrativa e personagens memoráveis, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias facilmente se garante como uma das melhores ficções científicas da literatura mundial. Infelizmente, por se perder em exageros de enredo e pontas soltas, deixa de se tornar algo muito maior e quase sem precedentes. Isso, no entanto, não tira de si o grande mérito de, até os dias de hoje, inspirar grande parte da cultura pop e nerd com suas aventuras extraordinárias.

Lembrando que existe o filme, lançado em 2005. Uma fiel adaptação, com o máximo de personagens daquela história em páginas. Recomendo a leitura a todos que procuram uma válvula de escape, um humor inteligente e ao mesmo tempo reflexivo.
_______
ADAMS, Douglas. O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias. São Paulo, SP: Editora Arqueio, 2020. 783p.

Nenhum comentário: