sábado, 6 de fevereiro de 2021

HISTORIA DA LITERATURA CRISTÃ ANTIGA [Resenha 005/21]


“Adentremos então neste vasto campo da antiga literatura cristã, não só com espírito de pesquisa, mas também com gratidão e respeito para com esta grande nuvem de testemunhas que nos rodeia.”

É interessante notar que, ao mesmo tempo em que o povo cristão é bem conhecedor dos livros do Novo Testamento, outra literatura cristã, boa parte dela escrita ao mesmo tempo que os livros do Novo Testamento, é praticamente desconhecida. Entretanto, esta mesma literatura, a qual a maioria dos crentes desconhece, nos ajuda a entender o ambiente no qual se formou o Novo Testamento.

O autor escreve: “Neste livro, não trataremos dos escritos sobre o Novo Testamento, pois sobre eles já há recursos abundantes em nosso idioma, e, em todo caso, o Novo Testamento já é tão conhecido por nós que pouco se poderia dizer de novo em umas poucas páginas. Nosso estudo, portanto, começará com os escritos cristãos mais antigos que temos à parte do Novo Testamento”.

O livro possui 33 capítulos que trata da história dos escritos dos cristãos dos primeiros séculos, desde a Didaquê até João de Damasco, passando pelos pais apostólicos, pelos apologistas Irineu, Tertuliano, Orígenes, Santo Agostinho, Gregório, o Grande e muitos mais. Os capítulos estão divididos em 6 parte: Parte I – A Primeira Literatura Cristã Fora do Novo Testamento; Parte II - A Literatura Cristã no Final do Século 2º; Parte III - A Literatura Cristã no Século 3º; Parte IV - De Niceia a Constantinopla; Parte V - O Século 5º e Parte VI - O Ocaso.

Por que este livro é importante? Escutemos o que o próprio autor diz: “De igual modo, esta literatura deixada pelos nossos antepassados na fé deixa testemunho não somente de sua passagem por este mundo, mas também de sua fé, daquilo que o Senhor fez por eles, de suas dúvidas, lutas e esperanças. Ao ler seus escritos, não o fazemos somente por interesse antiquário, mas também, e sobretudo, porque estes autores são nossos irmãos e irmãs na fé. Seu testemunho segue sendo válido até nossos dias e assim será por todas as eras”.
__________
GONZALEZ, Justo L. História da Literatura Cristã Antiga: os escritos mais antigos à parte do Novo Testamento e seus autores. Rio de Janeiro, RJ: Editora CPAD, 2020. 496p.

Nenhum comentário: