domingo, 14 de fevereiro de 2021

40 DIAS COM A LIGA DA JUSTIÇA [Resenha 009/21]


A Liga da Justiça é o primeiro grande grupo de super-heróis a se popularizar, ainda na década de 60 nos quadrinhos. A sua formação mais conhecida reúne os mais incríveis e poderosos seres jamais criados, como o Superman, Mulher Maravilha, Batman, Aquaman, Lanterna Verde e Flash. Mas também já fizeram parte da equipe infinitos heróis menos conhecidos, e tão igualmente fascinantes. A Liga da Justiça conseguiu se estabelecer no imaginário popular por meio do cinema, desenhos animados e muitas outras mídias. Para coroar a trilogia da série “40 Dias”, anteriormente com diferentes enfoques, primeiro com os Vingadores (Vida cristã), e posteriormente com Star Wars (Jesus), este novo livro traz inéditas reflexões a respeito do nosso propósito e missão de vida em 40 Devocionais exclusivas. Embarque nessa leitura e descubra que existe um grande herói em cada um de nós!

Assim como 40 Dias com os Vingadores e 40 Dias com Star Wars, que compõem uma trilogia por serem do mesmo perfil e dinâmica, a nova obra propõe uma mensagem aprofundada para as devocionais diárias, com duas páginas cada. Vale ressaltar que devocional é um tempo que o leitor separa para estar com Deus, realizando uma breve reflexão. O devocional diário faz parte da tradição cristã, como um exercício regular da vida com Deus.

Além destas reflexões diárias, o leitor encontrará um inédito dossiê a respeito da história dos quadrinhos e sobre como eles influenciaram a cultura ao longo das décadas. Esses períodos dos quadrinhos são reconhecidos como “Eras” e este dossiê aborda cada uma delas. A cultura pop está enraizada na sociedade contemporânea e os filmes e personagens desta cultura tem a capacidade singular de ensinar princípios de uma maneira indireta, quando o público busca somente um bom entretenimento.

“De maneira inconsciente, tentamos nos tornar mais parecidos com o protagonista bem-sucedido, por exemplo. Neste sentido, utilizar uma ferramenta de massificação da cultura para discutir e disseminar princípios cristãos não é apenas possível, mas necessário. Precisamos ser influenciadores de nossa geração e estarmos envolvidos com os movimentos que a sociedade se apropria, mas oferecendo uma leitura a partir da cosmovisão cristã”, resume o autor, Eduardo Medeiros, que ressalta que a missão da obra é justamente falar de falar de Jesus Cristo de uma maneira contemporânea.

O pastor Eduardo Medeiros, Doutor em história medieval, teólogo e pastor de jovens, tem dedicado parte dos seus estudos às relações entre a cultura pop e o cristianismo. É autor dos best-sellers “Devocional Pop”, da série "40 Dias" e do encarte da "Bíblia Arte". Idealizador do projeto “Parábolas Geek”, que extrai ensinamentos cristãos do cotidiano jovem e de ícones da cultura de massa como cinema, televisão, quadrinhos, games e internet, também chamado de universo geek ou nerd.
_____________
MEDEIROS, Eduardo. 40 dias com a Liga da Justiça. Osasco, SP: Editora 100% cristão, 2019.

Nenhum comentário: