sábado, 23 de outubro de 2021

RENOVAÇÃO DA MENTE: COMO TER A VERDADEIRA IDENTIDADE A AUTORIDADE ESPIRITUAL [Resenha 083/2021]


Nunca a igreja teve tanto acesso à Palavra de Deus como tem hoje. Não se trata apenas de termos traduções e edições da Bíblia para todos os gostos. Há muito material sendo produzido, muito conteúdo à disposição na internet. Uma profusão de páginas nas redes sociais, aplicativos dos mais diversos, canais no YouTube, perfis no Instagram e no Facebook... enfim, parece que até mesmo a enumeração dos meios de difusão do conhecimento, hoje em dia, ficou difícil.

Por que, então, mais um livro? Será que já não há bastante material para a edificação da igreja de Cristo? Sim e não. Sim, há bastante material. Mas, não! Não encontramos, ao menos nas buscas que fizemos, material como este – do contrário, não teríamos nos dados ao trabalho de escrever este livro, não é mesmo? Assim, este livro busca suprir uma lacuna no mercado editorial evangélico, tratando de dois assuntos tão fundamentais para a vida cristã: a identidade e a autoridade espiritual.

O que temos notado é que, apesar da facilidade de acesso à Palavra de Deus e da profusão de meios e recursos para seu estudo, há nos cristãos em geral, algumas deficiências sérias quando o assunto é identidade ou a autoridade espiritual.

Para começo de conversa, há muitos cristãos que, embora conheçam razoavelmente bem a Bíblia, parecem desconhecer as verdades que as Escrituras afirmam a respeito da sua identidade espiritual, seja por mero desconhecimento, seja por algum descompasso – também muito comum – entre a teoria e a prática.

O fato é que pareceu útil apresentar aos cristãos um resumo acerca das verdades que a Bíblia afirma a respeito da nossa identidade espiritual em Cristo. Nessa perspectiva não nos basta apenas conhecer. Alguns podem ter o conhecimento a respeito das verdades bíblicas, mas sua dificuldade talvez esteja na experiência desta realidade espiritual.

Obviamente, o livro também se preocupa com isso, demonstrando as ferramentas à disposição do crente para que haja verdadeira transformação – e talvez seja melhor dizer, como veremos em momento apropriado, uma “metamorfose” – pela renovação da mente.

E o aspecto do título que, talvez, desperte mais interesse, a “autoridade espiritual”, será tratado como consequência da formação dessa verdadeira identidade espiritual e desse exercício de renovação e transformação na Palavra de Deus.

A própria ideia de “libertação”, questão que está por trás dos assuntos escolhidos para este livro, tem se tornado tema de muita controvérsia entre os cristãos no Brasil atualmente. Sem pretendermos adentrar nesta disputa, o fato é que a libertação espiritual tratada neste livro é uma libertação por meio da Palavra de Deus. Por isso, está solidamente embasado nas Escrituras.

Noutras palavras, seremos verdadeiramente livres pelo Filho de Deus (João 8.36) à medida que não somente compreendermos, mas também experimentarmos a identidade espiritual que está preparada para nós em Cristo. O exercício da autoridade espiritual é apenas consequência.

Esperamos, sinceramente, que a leitura seja muito proveitosa, e que contribua para a edificação da identidade de Cristo em você e, consequentemente, para o exercício da verdadeira autoridade espiritual.
______________
SILVA, Marco; XAVIER, Carlos. Renovação da Mente: Como ter a verdadeira identidade e autoridade espiritual. Curitiba, PR. AD SANTOS EDITORA. 2021. 136p.

Transcrição do Prefácio da obra.

Nenhum comentário: