domingo, 27 de maio de 2018

A MENSAGEM DA BÍBLIA PARA A IGREJA DE HOJE [Apresentação]


A MENSAGEM DA BÍBLIA PARA A IGREJA DE HOJE

Esta série de livros de comentários bíblicos intitulado “A Mensagem da Bíblia para a Igreja de hoje” é publicada pelas Edições Vida Nova. Seis livros já foram publicados. Veja abaixo cada um deles de conformidade com a data da publicação. Percebe-se que dos seis publicados, cinco é do Rev. Augustos Nicodemus e um é do Prof. Wilson Porte Jr. Os de Augustus Nicodemus são de sermões expositivos e que depois foram transformados livros. Já o do Wilson Porte é o resultado da mente de um pesquisador que se dedicou a escrever o livro.


(1) O Culto segundo Deus: A mensagem de MALAQUIAS para a igreja de hoje – Augustus Nicodemus. (2012)

Em nossos dias, assim como na época de Malaquias, o culto a Deus tem sido desvirtuado das mais diversas maneiras. Embora muitos pensem que nada temos a aprender com o Antigo Testamento em matéria de culto, estão enganados. Ao levantarem sua voz contra o povo de Deus de sua época, por haver desvirtuado o culto ao Senhor, os profetas usaram como argumentos princípios relativos à adoração a Deus que certamente se aplicam ao povo de Deus de todas as épocas.

Para ler a resenha completa sobre este livro, acesse o link:
http://professorpadua.blogspot.com/2018/06/o-culto-segundo-deus-mensagem-de.html




(2) A Supremacia e a Suficiência de Cristo: A mensagem de COLOSSENSES para a igreja de hoje – Augustus Nicodemus. (2013)

Em nossos dias, assim como na época de Paulo, a supremacia e a suficiência de Cristo têm sido desafiadas pelos mais variados tipos de heresia. Paulo escreveu a carta aos colossenses em meados do primeiro século para combater um falso ensinamento, conhecido como a heresia de Colossos. No entanto, o leitor atento que esteja familiarizado com a situação da igreja evangélica brasileira não terá dificuldade em identificar nos dias de hoje várias semelhanças com essa heresia. Precisamente por esse motivo a carta que Paulo escreveu aos colossenses é tão relevante para o nosso tempo.


Para ler a resenha completa sobre este livro, acesse o link:




(3) Livres em Cristo: A mensagem de GÁLATAS para a igreja de hoje – Augustus Nicodemus. (2016)

Este comentário da Carta aos Gálatas é o resultado de exposições bíblicas voltadas para o público brasileiro contemporâneo, o qual, em muitos sentidos, se parece bastante com os destinatários da carta de Paulo. Paulo combateu em sua carta a mensagem de missionários judeus que se diziam cristãos e ensinavam que a salvação não se dava somente pela fé em Cristo Jesus, mas também pela obediência à Lei de Moisés. Hoje enfrentamos mensagem semelhante, defendida e disseminada pelos chamados judeus messiânicos e por pseudoapóstolos, os quais reintroduzem as cerimônias judaicas no culto cristão e obrigam os crentes em Cristo a se sujeitar à mesma Lei a que o Senhor deu pleno cumprimento na sua morte e ressurreição.

Para ler a resenha completa sobre este livro, acesso o link:
https://professorpadua.blogspot.com/2018/12/livres-em-cristo-resenha.html





(4) Unidos pela Cruz: A mensagem de EFÉSIOS para a igreja de hoje – Wilson Porte Jr. (2017)

É urgente conhecermos a obra de Cristo na cruz. É urgente também que a igreja de hoje conheça a mensagem da cruz. Só ela é capaz de nos unir em torno daquilo que é central em nossa fé fazendo que nossa luz brilhe diante dos homens. A Bíblia diz que a igreja, o povo da cruz, é a luz deste mundo, tal como uma cidade sobre um monte, com povoados em trevas à sua volta. Mas, olhando para a igreja de hoje, a impressão que se tem é que a luz tem se apagado. O que fazer para que a igreja de Cristo volte a brilhar? O que fazer para que ela não se fracione cada dia mais, não se esconda em guetos e becos, nem se envergonhe, mas suba no mais alto monte a fim de que todos vejam o poder de Deus? Sem a busca pela verdade do evangelho da cruz, a luz do povo da cruz continuará a se apagar até que as trevas triunfem sobre o mundo. Em Unidos pela cruz, Wilson Porte Jr. nos convida a essa reflexão, partindo da mensagem de Paulo aos cristãos em Éfeso. Que a antiga e rude cruz nos una para a glória de Deus e nossa alegria.




(5) A conquista da terra prometida: A mensagem de JOSUÉ para a igreja de hoje – Augustus Nicodemus. (2017)

O livro de Josué é um grande auxílio para nossa caminhada cristã aqui neste mundo. Esse livro conta como Deus cumpriu as promessas feitas a Abraão de dar uma terra e descanso à sua descendência. A narrativa de Josué mostra como Deus conduziu os exércitos de Israel a entrar na terra de Canaã (prometida por Deus) e como os israelitas, sob a direção de Josué, conquistaram essa terra, tomando-a de sete povos militarmente superiores a eles. Esse é o alvo do livro. Josué sempre foi um livro muito apreciado pelos cristãos, sendo muito citado no Novo Testamento. Era um livro conhecido e usado entre os primeiros cristãos, que procuravam aplicar à sua vida os princípios nele encontrados.  Este volume é o resultado de uma série de mensagens que o autor pregou a partir do livro de Josué com o objetivo de ajudar os crentes a enfrentar as dificuldades e os desafios da vida com base nos princípios para o relacionamento com Deus que encontramos nesse livro bíblico. E foi com o desejo de ver um público mais amplo ser igualmente abençoado que Edições Vida Nova o publica como parte da série que inclui as mensagens de Malaquias, Colossenses e Gálatas para a igreja de hoje, do mesmo autor.




(6) A Compaixão de Deus: A mensagem de JONAS para a igreja de hoje – Augustus Nicodemus. (2018)

Ao contrário do que muitos pensam, o tema central do livro de Jonas não é o episódio em que o profeta é engolido e depois vomitado por um grande peixe. Deus é o tema central! E com isso o livro nos ensina acerca da soberania divina sobre toda a criação e sobre todos os acontecimentos. Jonas mostra que somos responsáveis por nossos atos e decisões diante de Deus e não podemos fugir de sua vontade. A pergunta que Deus faz nos versículos finais ao profeta irado ainda hoje ecoa em nossos ouvidos como um desafio: “Somos como Deus, capazes de ter compaixão e perdoar nossos inimigos, assim como ele perdoou aos ninivitas? Conseguimos, de fato, querer o bem deles e nos alegrar quando Deus os abençoa?”.

Há uma riqueza divina nestes livros. Não são caros, o preço é acessível e o conteúdo muito bom. Breve, publicarei resenhas e comentários sobre cada um deles em separado. RECOMENDO!

Acesse o link abaixo e veja diretamente na Edições Vida Nova

Um comentário:

Rita Lima disse...

Bom dia professor, tenho certeza de que esta série de livros contém mensagens relevantes para todos nós e também e principalmente para elucidar certos erros teológicos e doutrinários que muito confundem a mente da maioria dos cristãos. Glórias a Deus. Meu próximo livro com certeza será O Culto segundo Deus de Augustus Nicodemus, pois tomei conhecimento dele por causa de minha irmã Fernanda Cruz que compartilhou a sua conta no Instagram! Mídias sociais usadas da maneira correta são, sim, uma fonte de bençãos! Parabéns mais uma vez!!