sábado, 5 de maio de 2018

ATRIBUTOS DE DEUS - OS NOMES PROPOSICIONAIS DE DEUS



INTRODUÇÃO

Nos dias e na cultura que vivemos, os nomes pessoas não são nada mais do que rótulos que nos tornam distintos de outras pessoas que convivem conosco. Os nomes das pessoas não têm nada a ver com o que elas são ou fazem. Algumas vezes, os apelidos que são dados às pessoas são mais significativos do que os seus nomes, pois dizem algo do que a pessoas é ou faz.

Estas coisas tornam-se ainda mais clara quando se trata dos nomes de Deus. Para algumas pessoas, os nomes que Deus possui não significam nada mais do que simples designações do Ser divino. Por causa da nossa cultura ocidental, não costumamos prestar atenção à relação que há entre os nomes de Deus e o seu caráter, os seus modos de agir e o significado dos nomes no que diz respeito ao relacionamento entre nós e Deus.

A grande diferença entre os nomes dados aos homens e os dados a Deus é que estes últimos foram dados pelo próprio Deus. Deus revelou os seus próprios nomes ao seu povo. Com isso podemos entender que a expressão “o nome” é indicativo de um ser pessoal ou da totalidade do caráter de Deus. [1]

Joel Beeke, afirma que os nomes (ou títulos) de Deus são alguns dos caminhos-chave por meio dos quais Deus revela a Si mesmo. Estes nomes são mais do que apenas rótulos ou etiquetas de identificação; eles são descrições proposicionais de alguns aspectos das Suas infinitas Pessoas. Consequentemente, eles não podem ser usados ao acaso (à esmo), e não devem ser desconsiderados durante a leitura das Escrituras.

Ele ainda afirma, que existem, de uma maneira geral, três categorias para os nomes de Deus:

(1) Proposicional, expressando algum fato pertinente à sua divindade, tais como “Deus Altíssimo” (Gênesis 14:18-22) e “Deus eterno” (Gênesis 21:33);
(2) Histórico, comemorando algum encontro com Deus (como Jeová Jireh, “o Senhor proverá” - Gênesis 22:14; ver também Gênesis 16:13; Êxodo 17:15);
(3) Pessoal, declarando alguma experiência individual (“o Deus de Abraão”, “o Deus de Isaque”, etc.).[2]

Neste estudo estaremos nos detendo sobre uma breve explicação de alguns nomes proposicionais comuns no Antigo Testamento:

1. Jeová. Este é o nome pessoal de Deus, especialmente ligado ao Seu pacto de graça e misericórdia. Derivado do verbo “Eu sou” (explicado no episódio da sarça ardente, encontrado em Êxodo 3), este nome declara a:
a) Autossuficiente
b) Independência,
c) Eternidade
d) Soberania de Deus.

Ainda, de maneira extraordinária, Jeová é o principal nome de Deus usado em contextos de salvação. Embora Deus seja infinitamente independente de qualquer coisa fora de Si mesmo, Ele está disposto a ter comunhão íntima com o homem, particularmente através do pacto da graça.


2. Deus. Este é o termo mais geral para a deidade. A palavra em hebraico pode estar tanto no singular (El), quanto no plural (Elohim). Ambas enfatizam a grandiosidade de Deus.
a) Ele é “Todo-Poderoso”, Jó 9.4.
b) Ele possui toda a autoridade, 1 Cr 29.11
c) Ele é capaz realizar o que Lhe apraz, Is 46.10.

Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz? - Jó 9:4

Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. - 1 Crônicas 29:11

Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. - Isaías 46:10

Este título – Deus -  também magnifica a transcendência de Deus; Ele é exaltado acima de toda a criação, incluindo o homem.

A forma no plural significa a sua majestade ou excelência, que realça o Seu poder e grandiosidade, com ainda maior ênfase. De forma significativa, esta é a Sua primeira auto-revelação: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1:1; Sl 19:1). Ele é o Criador.


3. Senhor. O título Adonai descreve Deus como:
a) O Proprietário e Mestre supremo de tudo, Sl 24.1-2; Dt 10.17.
b) Tudo pertence a Ele, e Ele governa tudo de acordo com os Seus próprios propósitos, para a Sua própria glória, Rm 11.36.

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. - Salmos 24:1,2.

Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas- Deuteronômio 10:17.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. - Romanos 11:36

Este nome declara a Sua absoluta soberania ou realeza. Reis terrenos vêm e vão, mas o Rei celestial reina, supremo, para sempre (Isaías 6:1).

Todos os homens e todas as nações, quer tenham conhecimento Dele ou não, estão sujeitos à Sua autoridade e devem responder (se reportar) a Ele. Ele é o Soberano sobre toda a terra; todos irão se curvar diante Dele (2 Reis 7:6; Salmos 110:5; Daniel 1:2; Amós 1:8).

Thomas Watson, descrevendo sobre o poder de Deus, disse: [3]

O nome gravado em suas vestes é: “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.16). Ele se apresenta como o Senhor soberano, quem pode lhe pedir satisfação? “Farei toda a minha vontade” (Is 46.10). O mundo é o bispado de Deus, não faria o que quisesse em seus domínios? Foi ele quem fez o rei Nabucodonosor comer grama e lançou no inferno os anjos que pecaram. Foi ele quem quebrou a cabeça do império babilônico. (Is 14.12).

Deus é o monarca supremo e todo o poder reside originalmente nele. “Não há autoridade que não proceda de Deus” (Rm 13.1). Os reis possuem coroa por causa dele: “Por meu intermédio, reinam os reis” (Pv 8.15).


4. Deus Todo-Poderoso. Apesar deste título ocorrer mais frequentemente no período patriarcal, especialmente no livro de Jó, ele não é limitado somente a este período.

“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” - Gênesis 17:1

Em hebraico, significa El Shaddai. As opiniões diferem no que diz respeito à tradução, contudo é mais provável que o significado seja “o Deus que é suficiente”. Ele é completamente capaz de manter (ou cumprir) cada uma das palavras das Suas promessas, mesmo quando o cumprimento parece impossível.

Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. - Gênesis 18:14

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido - Jó 42:2

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. - Mateus 19:26

A Teologia Puritana nos ensina que: [4]

De fato, embora misericórdia e justiça sejam essenciais à natureza divina, o poder é mais “evidentemente essencial”, pois, por exemplo, sem poder é impossível exercer a misericórdia e a justiça. “A simplicidade de Deus, inclusive a harmonia de seus atributos, requer que seu poder seja ilimitado, o que explica por que um dos nomes usados para Deus é “Poder” [“Poderoso”] (Mc 14.62).


Campos, afirma que de todos os nomes de Deus, este é o nome mais pactual:

O nome El-Shaddai possui uma importância pactual. Deus é o todo poderoso e cheio de majestade que se relaciona com seu povo em termos de promessas que cumpre fielmente. O nome El-Shaddai aponta para o poder que ele tem de cumprir tudo o que promete.[5]


5. Senhor dos Exércitos. Significa “Jeová dos exércitos”, uma expressão militar que identifica Deus como o “Comandante” que tem toda a autoridade e patente infinita para ordenar as Suas tropas a completar a Sua vontade.

E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? - Daniel 4:35

Este título ocorre mais frequentemente durante o período da monarquia (Samuel, Reis, Crônicas, Salmos, e os Profetas). Dependendo do contexto, o exército pode estar se referindo à Israel, aos anjos, aos corpos celestiais (estrelas e planetas), ou até mesmo à toda a criação.

O ponto importante é que Deus tem o poder, a autoridade e os recursos ao Seu comando, para fazer e alcançar todos os Seus planos e propósitos. Não importa quão grande seja a promessa, ou quão séria seja a ameaça, o “Senhor dos Exércitos” estará no comando e irá concretizar.


CONCLUSÃO

No Catecismo Maior Comentado, tem um questionamento que é bastante interessante, no item 14 tem a seguinte pergunta: “Se Deus é Todo-Poderoso, como diz o catecismo, existe contudo alguma coisa que Ele não possa fazer?” [6]

Resposta: A Bíblia nos fala de algumas coisas que até mesmo Deus não pode fazer. Uma delas é que não pode mentir (Tt 1.2). Somos informados também que Deus não poder negar a Si mesmo (2 Tm 2.13). Podemos sintetizar esses ensinamentos ao dizer que deus não pode negar a Sua própria natureza – Ele não pode negar a sua natureza moral ao dizer uma mentira ou ao cometer algo injusto, e não pode negar a Sua natureza racional ao fazer qualquer coisa a contrarie em si mesma. Por exemplo, Deus não pode criar um círculo quadrado, ou fazer dois mais dois igual a cinco. À parte das coisas que não contrariem a Sua própria natureza, não existe absolutamente nada que Deus não possa fazer.

Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos - Tt 1:2

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo - 2 Tm 2:13




[1] CAMPOS, H. C, O Ser de Deus e os seus atributos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002, p.84-85.
[2] BEEKE, J. A Doutrina de Deus: Os Nomes de Deus. Os Puritanos. Disponivel in: Acesso em 06 Mai. 2018.
[3] WATSON, Thomas. A Fé Cristã – Estudos Baseados no Breve Catecismo de Westminster. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2009, p.100.
[4] JONES, M. & BEEKE, J. Teologia Puritana: Doutrina para a vida. São Paulo: Edições Vida Nova, 2016, p. 122.
[5] CAMPOS, H. C, O Ser de Deus e os seus atributos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002, p.86.
[6] VOS, Geerhardus Johannes. Catecismo Maior Comentado. São Paulo: Os Puritanos, 2015, p.52

Nenhum comentário: