segunda-feira, 30 de abril de 2018

O PROPÓSITO DAS INSTITUTAS


 
Além disso, neste trabalho, foi este meu propósito: preparar e instruir os candidatos ao aprendizado da palavra divina da sagrada Teologia, para que possam ter um acesso fácil a ela, assim como prosseguir livremente em seus passos, pois que considero ter reunido uma tal suma da religião em todas as suas partes e a tenha classificado em tal ordem, que qualquer um que a considere retamente não terá dificuldade em estabelecer e buscar o que é principal na Escritura, e possa aquele, ao final, referir tudo que nela está contido. E, desse modo, se acrescentar depois alguns comentários à Escritura, uma vez que não terei de instituir longos debates sobre os dogmas e estender-me a respeito das passagens comuns, tal qual por uma via pavimentada, sempre os reduzirei a um compêndio. Por essa razão, o fiel leitor será poupado de um grande aborrecimento e fastio unicamente pelo conhecimento da presente obra, como se marchasse fortalecido por um instrumento necessário. (CALVINO, João. A Instituição da religião Cristã, Tomo 1. São Paulo: UNESP, 2008, p.12)


Quando João Calvino começou a escrever a primeira edição das Institutas da Religião Cristã, em 1535, com a idade de 27 anos, sua intenção era de servir grandemente aos interesses protestantes, mas sua influência deve ter excedido em muito a sua expectativa. Provou ser o trabalho mais influente da Reforma Protestante. Os protestantes de outros países, viram em Calvino, e em sua obra, um pilar de grande força para a obra iniciada, pois que era um teólogo do mais alto grau, enquanto que os romanistas temeram sua caneta como um dos inimigos mais fortes. Certo escritor católico, teve que dizer o seguinte a respeito das "Institutas":

"É o Alcorão, o Talmud da heresia, a causa principal de nossa queda... o arsenal comum do qual os oponentes da velha Igreja obtiveram emprestado as armas mais agudas. Nenhum escrito da era da reforma é mais temido pelos católicos romanos e mais zelosa e hostilmente combatido, que as "Institutas" de João Calvino". (Citado por Justo L. Gonzalez, in: Uma História Ilustrada do Cristianismo - A Era dos Reformadores, Vol.   - Edições Vida Nova).

Nenhum comentário: