sábado, 23 de janeiro de 2021

E SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ [Resenha 003/21]


Com um questionamento válido, a autora começa introdução do seu livro: “Frequentemente somos aconselhados a viver nossa vida intensamente, “porque só se vive uma vez”. Não podemos discordar disso, porque, de fato, só vivemos uma vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9.27). A grande pergunta que faço a você hoje é: e se realmente não houvesse amanhã? Sua vida se encerrasse neste dia. E aí? Onde você abriria os olhos?”

Depois deste questionamento, a autora, através de páginas cuidadosamente escritas, desenvolve toda uma teologia falando acerca do Bem e do mal, historicidade da fé, filosofia, poder da oração, amor incondicional, cosmovisão cristã, sacrifício, engajamento e salvação.

Ela enfatiza que o foco livro não seja provar a existência de Deus, é inevitável trilharmos por esse caminho, uma vez que a nossa visão sobre a existência ou a ausência do amanhã depende da forma como enxergamos Deus e o que Ele nos revela. Talvez você creia que a Bíblia não passa de uma coleção de escritos arcaicos com pouca credibilidade e nada usual nos nossos dias. E isso não deixa de ser, de certa forma, um comodismo mental, visto que é muito mais fácil negar a importância das Escrituras e simplesmente ignorá-la do que lê-la, aprofundar-se em seus ensinamentos.

O livro tem sua importância em três aspectos: (1) porque se percebe em todo o livro que a autora tem um profundo amor e compromisso com a Palavra de Deus. Sua fundamentação é a Bíblia conduzida por uma teologia bíblica. (2) este livro é altamente relevante. Este livro traz a lume as verdades essenciais das Escrituras, sobretudo aquelas que são essenciais para a salvação. (3 ) Em terceiro lugar, porque sua mensagem tem um apelo urgente. Escreve acerca da vida e seus falsos encantos e da morte com todas as suas implicações.

O livro possui além da introdução (escrita por Hernandes Dias Lopes), oito capítulos contendo profundas mensagens de fé e esperança, amor e graça, vital a todos nós que desejamos nos sentir abraçados e elevados a um entendimento maior sobre a vida e sobre como viver de forma plena dentro da Verdade.

Bella Falconi é casada e mãe de duas meninas. Bacharel e Mestre em Nutrição pela Northeastern University – EUA, é também pós-graduanda em Teologia Sistemática pelo Centro Presbiteriano Andrew Jumper. Palestrante e influenciadora digital, com mais de 4 milhões de seguidores, é também membro da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em São Paulo – SP.
_________
FALCONI, Bella. E se não houvesse amanhã? Reflexões sobre Deus, fé e vida cristã. São Paulo, SP: Hagnos, 2020.

Nenhum comentário: