sábado, 23 de janeiro de 2021

A TEORIA DE TUDO [Resenha 002/21]


Quando se pensa em Stephen Hawking, duas coisas vem à mente: a primeira é a doença que o fez perder praticamente todos os movimentos, fazendo com que vivesse o resta da vida em cadeira de rodas e se comunicasse por meio de um computador. A segunda é sua profissão, a cosmologia, estudo da formação do universo e dos buracos negros, entre outras coisas. Tudo isso o tornou um dos maiores gênios da história. Porém, por algum motivo a maioria das pessoas não consegue atribuir a ele uma faceta mais humana, de alguém que ri, chora, sofre e vive uma vida repleta de emoções.

A história de sua vida, se ele tivesse enveredado por qualquer outro caminho profissional a que nós, simples mortais, servimos nessa vida, já seria de grande triunfo e inspiração, por causa de sua grave condição de saúde. Todavia, Stephen tornou-se um dos nomes mais proeminentes da física moderna, catedrático de Cambridge, onde ocupava a mesma cadeira outrora pertencente a Sir Isaac Newton, e um dos maiores difusores de informação científica, através de best sellers como Uma breve história do tempo (1988) e O universo numa casca de noz (2002), produzidos quando a síndrome degenerativa que o acometia já impossibilitava sua escrita e fala.

O livro é a história por trás de Stephen Hawking. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.

É importante lembrar que em momento algum no livro há o desenvolvimento do assunto de teorias de unificação. A trama tem um enfoque pessoal, centrado nas relações e nos desdobramentos da vida do casal.
_____________
HAWKING, Jane. A teoria de tudo: A extraordinária história de Jane e Stephen Hawking. São Paulo, SP. Editora única, 2014. 448p.

Nenhum comentário: