sábado, 7 de novembro de 2020

SOBRE OMBROS DE GIGANTES [Resenha 157/20]


A teologia histórica versa sobre o que os estudiosos, individual ou coletivamente, pensam a respeito dos ensinos da Bíblia, conforme os pronunciamentos dos concílios realizados pela Igreja do passado. Com tal, apresenta um depósito de sabedoria, um legado maravilhoso transmitido dos primeiros teólogos à igreja de hoje. Mostra como a Igreja estabeleceu tanto o que é verdadeiro quanto o que é errado e serve para guiar a teologia em seu próprio entendimento e declarações doutrinárias. Um estudante é capaz de chegar, de maneira mais eficiente, a suas próprias conclusões a respeito da verdade quando conhece as contribuições e os erros da história da Igreja.

Este volume fascinante trata da influência substantiva de grandes pensadores, apologistas e mártires, como Inácio, “alimento das feras”; o valente, suposto assassino e “anão negro” Atanásio; e o gigante amigo Aquino. Reeves sopra vida sobre homens mortos, com uma escrita histórica tão boa quanto possível – cheia de interesse, ardentemente relevante e inteiramente brilhante. O autor convida-nos a ouvir nossa história cristã e a aprender com ela, contando-a com vigor e humor. Ele nos apresenta grandes pensadores que enfrentaram questões e problemas impressionantes parecidos com os nossos e que encontraram nas Escrituras respostas sobre as quais nos faria bem refletir.

O livro possui além dos agradecimentos, sete capítulos. Cada capítulo é dedicado a um teólogo, começando por Martinho Lutero, João Calvino, John Owen, Jonathan Edwards, Friedrich Schleiermacher, Karl Barth e J. I. Packer. Cada capítulo começa com uma breve biografia e um pouco do pano de fundo, depois examina as principais obras de cada um dos teólogos, oferece uma cronologia do contexto histórico e termina com indicações de leituras complementares.
_____________

REEVES, Michael. Sobre ombros de gigantes: Introdução aos grandes teólogos de Lutero a Packer. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2019. 244p. 

Nenhum comentário: