sábado, 7 de novembro de 2020

LÁGRIMAS DE ESPERANÇA [Resenha 159/20]


A vida é marcada pelo sofrimento. Ele está presente quando uma mulher dá à luz, quando lutamos para suprir necessidades e superar as frustrações ao longo da vida e, no fim de tudo, quando nos despedimos deste mundo e daqueles que tanto amamos. Por mais que seja difícil admitir, boa parte do nosso sofrimento é inevitável e inexplicável. Inevitável por vivermos em um mundo caído e corrompido. Inexplicável por nem sempre sermos capazes de discernir os mistérios da providência divina.

Todavia, existe uma parcela significativa de sofrimento que é tanto explicável quanto evitável, pois resulta do pecado e da responsabilidade humana. Essa foi a razão da queda de Jerusalém e do Templo cerca de 600 anos antes de Cristo, fato que levou o profeta Jeremias a escrever o livro de Lamentações, no qual pondera sobre o sofrimento e suas razões.

Abordando um dos livros mais dramáticos do Antigo Testamento, Lamentações de Jeremias, que registra a captura de Jerusalém pelos babilônios, o autor traz para a nossa geração uma mensagem de fé e esperança no Deus que tem o controle da história. O livro de Lamentações é uma contundente exortação quanto à vileza do pecado e suas terríveis consequências. O profeta lamenta o sofrimento da nação rebelde, mas também confia em Deus, cuja misericórdia é a fonte da verdadeira esperança.

Em Lágrimas de esperança — mais um volume da série A Mensagem da Bíblia para a Igreja de Hoje —, John McAlister expõe, versículo a versículo, o relato de Jeremias acerca de um dos períodos mais tristes da história do povo de Deus e mostra como as palavras do profeta ainda ecoam até os dias de hoje. Ao longo deste livro, somos levados a entender que a esperança, e não o desespero, é a mensagem central de Lamentações. E essa esperança está naquele que passou por todo tipo de sofrimento na cruz para transformar nosso sofrimento em louvor. “Bom é ter esperança e aguardar tranquilo a salvação do Senhor” (Lm 3.26).

Além dos agradecimentos, prefácio e considerações finais, lo livro possui quatro capítulos, onde o autor é rigorosamente evangélico em sua exegese e relevante da perspectiva cultural. Portanto, é cristocêntrico em sua interpretação e aplicação de Lamentações.

O livro é recomendável por três razões fundamentais: o autor conseguiu apreender a mensagem central de Lamentações e transmiti-la com fidelidade e clareza. Ele presta um importante serviço à igreja, uma vez que resgata o significado de palavras chave como “pecado” e “ira”, “angústia” e “sofrimento”, “misericórdia” e “esperança”. O livro também cumpre uma função pastoral, fazendo preciosas aplicações que serão úteis para o crescimento espiritual dos leitores. Seja Deus glorificado e sua igreja edificada por meio desse livro.
___________________
MCALISTER, John. Lágrimas de esperança: A mensagem de lamentações para a igreja de hoje. São Paulo, SP: Vida Nova, 2020. 96p.

Nenhum comentário: