sexta-feira, 6 de novembro de 2020

OS TRÊS MOSQUETEIROS [Resenha 156/20]


“Os Três Mosqueteiros” é o primeiro livro da série “capa-e-espada” e aventura que confere a Alexandre Dumas, escritor francês, fama internacional. Sua trama engenhosamente tecida, com muita ação, comicidade e erotismo, fizeram desta obra um sucesso instantâneo e secular. Consagrada como a obra mais importante de Alexandre Dumas originalmente publicada em 1844 em formato de folhetim, Os Três Mosqueteiros tem participação especial na composição da literatura mundial. Em um romance de capa e espada em que mistura de forma ritmada aventura, romance, ação e um toque de humor, é vivido em um século XVII conturbado e conflituoso entre França e Inglaterra com suas questões religiosas e culturais.

Essa romance conta as aventuras de quatro grandes heróis: Athos, Aramis, Porthos e D’artaghan – este último, aspirante a mosqueteiro – ambientado na França do século XVII, onde florescia o esplendor da corte, o sensacionalismo das intrigas políticas e o poderio econômico e cultural de uma época brilhante.

Através de um estilo de plena vitalidade, Dumas conseguiu suprir nesse romance as lacunas do conhecimento histórico que sua personalidade inquieta nunca lhe permitiu aprofundar. Para isso, inseriu alguns pormenores que faziam parte de seu cotidiano entre atrizes e conspirações, construindo assim uma “pintura fantasiosa” do cenário da França do século XVII.

De acordo com alguns historiadores, Dumas pretendia fazer de d’Artaghan um personagem secundário, cuja função seria introduzir os três mosqueteiros na história. Mas o personagem foi se desenvolvendo, tornando se uma figura atraente, a ponto de Dumas resolver “promove-lo” aos poucos, até ele atingir o posto tão sonhado de mosqueteiro. Contudo, o título original da narrativa não se alterou.

Os quatro são bem diferentes uns dos outros, mas são inseparáveis. Athos é ao mesmo tempo um homem sério e romântico, e constantemente está bebendo para esquecer a desilusão que teve no passado com Milady, a pérfida espiã a serviço do cardeal Richelieu. Porthos é alto, gordo e bondoso, facilmente maleável e não muito inteligente. Um mosqueteiro que vive dando em cima de mulheres comprometidas. Aramis é um homem que abandonou os estudos para ser padre tornando-se um mosqueteiro temporário. É astuto e generoso, que vê a vida como um jogo divertido, composto de amor, ação e preces. Ele se envolve apenas em assuntos que dizem respeito a sua espada, episódios sentimentais e à Igreja. Os quatro amigos acabam enfrentando diversos desafios e embarcam em algumas aventuras para defender o Rei e a Rainha da França das garras do perigoso Cardeal Richelieu e de sua espiã, a Milady ou Condessa de Winter.

Um outro personagem cativante é a Milady. No livro temos diversas mulheres com características que as tornam fortes e poderosas, sem precisarem ser objetivadas, ou mesmo empunhar uma espada e partir para o duelo, mas Milady pode ser considerada um marco nesse quesito. Munida de sua influência e beleza, ela é uma personagem única, pois é astuta e perspicaz como poucos e capaz das mais diversas manipulações para cumprir seus objetivos e salvar-se dos problemas. Ela é uma antagonista que rouba a cena sempre que aparece, a ponto de ter sua atenção quase todo o arco final da história.

As aventuras dos três mosqueteiros se estendem a outros dois livros do mesmo autor: “Vinte anos depois” (1845) e “O Visconde de Bagelonne”(1848). Os três mosqueteiros foram várias vezes adaptados para o cinema. Sua mais recente versão data de 1993 e conta com a direção de Stephen Herek, no elenco Chris O’Donnel no papel de D’Artagnan, Kiefer Sutherland como Athos, Charlie Sheen como Aramis e Oliver Platt como Porthos.
__________________
DUMAS, Alexandre. Os Três Mosqueteiros. São Paulo, Circulo do Livro, 1995. 467p.

Créditos
https://www.infoescola.com/livros/os-tres-mosqueteiros-alexandre-dumas/
https://www.sagaliteraria.com.br/2018/03/resenha-438-os-tres-mosqueteiros.html
https://www.mundodoslivros.com/2016/02/resenha-especial-os-tres-mosqueteiros.html 

Nenhum comentário: