sábado, 18 de junho de 2022

O PROFESSOR DE PORTUGUÊS ENLOUQUECEU: ABELARDO DE MATOS QUELA [Resenha 056/2022]


O CONTEXTO - “O Matos Quela entrou pisando duro. Cara de poucos amigos. De péssimos amigos! Colocou sua papelada sobre a mesa e olhou feio para a classe. A turma dos CDF, que todo mundo tá careca de saber de quem falo – aqueles que sabem tudo, que se sentam nas primeiras fileiras, que só faltam se pendurar nas barras das calças ou nas saias dos professores de tanto que amam estudar –, ficou de cabelo em pé. A aula do Matos Quela era de português e literatura. Ele até que era boa gente, coitado! Mas naquela manhã devia ter comido pão amanhecido e tomado leite azedo no café. Junto da papelada que colocou na mesa, estavam as provas corrigidas. Teve gente que suou frio."

OS PERSONAGENS – [1] Abelardo de Matos Quela, professor de português e literatura, que fazia de tudo para que seus alunos entendessem como era importante ler. Ele afirma que: “Estudar não é só vir para a escola e repetir, feito papagaios, o que se fala em aula. Estudar é absorver as coisas da vida, aqui dentro e lá fora. Ter curiosidade e ler, ler muito para entender essas coisas. Só lendo, vocês serão livres, cultos e educados. Terão ideias próprias.” [2] Os necasdepitiribas, cinco alunos que não gostavam de ler e atrapalhavam as aulas. Essa turma era formada por: Miguel Lamana, o Dante (Alighieri), a Soraia (Sô), a Carminha e Inácio Flores ou Nacho. Na opinião do “profe” esses alunos eram: “detestáveis, abomináveis, deploráveis, execráveis e insuportáveis alunos.”

O JOGO – O plano do “profe” Matos Quela levaria os Necasdepitibiribas a viver uma grande aventura pelo mundo da Literatura. “Senhores: Inácio Flores, Miguel Lamana, Dante Azevedo e senhoritas: Soraia Geraldini e Carmem Lúcia Novaes, por favor, peguem suas mochilas e me acompanhem. Daqui em diante a operação “Caia fora se puder” dar-se o início. Um jogo com três salas cheias de enigmas. E, para passarem de uma sala para a outra, os alunos precisavam desvendar essas pistas. E todas essas pistas eram sobre livros e leituras.

A AUTORA - Com muito humor e irreverência, Eliana Martins conta uma aventura desafiante dos Necadepitibiribas, que precisam escapar da sala Caia Fora se Puder buscando solucionar os enigmas por meio da literatura. E, ao se unir para encontrar a saída, eles vão descobrir que os livros estão muito mais conectados às suas vidas do que imaginavam.

No final da obra tem uma lista de livros e seus respectivos autores que foram usados no jogo. Cito alguns como: Agatha Christie, Exupery, Conan Doyle, Dickens, Julio Verne, Casimiro de Abreu, José de Alencar, Machado de Assis e outros. Gente, o livro é muito bom. Recomendo.
_____
MARTINS, Eliana. O professor de português enlouqueceu de vez! [Abelardo de Matos Quela]. São Paulo, SP: Editora Melhoramentos, 2022.

Disponível nos formatos Físico e E-book
Livraria Melhoramentos
Amazon

Nenhum comentário: