domingo, 12 de dezembro de 2021

REFORMADORAS: MULHERES QUE INFLUENCIARAM A REFORMA E AJUDARAM A MUDAR A IGREJA E O MUNDO [Resenha 092/2021]


Quando se fala em Reforma Protestante, os primeiros nomes que surgem automaticamente em nossas mentes São Martinho Lutero, João Calvino, Martin Bucer, John Knox, entre outros nomes que conduziram o movimento em seus próprios países. Porém, pouquíssimas vezes lembramos das mulheres envolvidas nesse que foi um dos principais marcos da história do cristianismo no último milênio.

Talvez essa negligência se deva ao contexto histórico, ou ainda, pelo fato de a participação de muitas delas ser algo mais velado, nos bastidores, traduzindo Salmos, cuidando dos maridos, influenciando nobres e, em alguns casos, morrendo em nome da causa; ao contrário dos homens que bradavam em praças públicas, pregavam manifestos em catedrais, ou confrontavam diretamente reis, rainhas, e o Papa. Mas a despeito da visibilidade de suas ações, como seria a Reforma Protestante sem a participação das mulheres?

Em resposta a essa e tantas outras perguntas sobre as diferentes atuações das mulheres neste movimento plural. Rute Salviano Almeida e Jaqueline Souza Pinheiros apresentam no livro “Reformadoras” uma minuciosa pesquisa sobre as filhas de Deus que devotaram a vida à causa do evangelho de Jesus Cristo e contribuíram no fortalecimento, disseminação, defesa e proliferação das ideias do movimento reformista.

São mulheres que, por sua influência e seu impacto, ganharam o direito de serem chamadas de reformadoras, uma vez que estiveram na linha de frente da reforma e foram peças essenciais para o funcionamento da máquina que fez o protestantismo avançar e se solidificar como um dos grandes ramos da cristandade no planeta. Dessa forma, a obra é, também, um memorial que chama atenção para o valor que as mulheres tiveram - e ainda têm - na trajetória do Reino de Deus na Terra.

O livro possui além da apresentação, prefácio e palavras iniciais, Quatro capítulos escritos em 236 páginas, onde as personagens citadas escreveram e divulgaram a doutrina protestante, acolheram os perseguidos e foram companheiras dos reformadores; mas também sofreram preconceito, críticas, tortura e martírio somente por serem mulheres em busca de entender e escrever sobre teologia sempre e principalmente foram mensageiras do evangelho de Cristo, pois o principal papel de todas as mulheres na história do cristianismo é o de ser cristã.
_______
SALVIANO, Rute. PINHEIRO, Jaqueline S. Reformadoras: mulheres que influenciaram a reforma e ajudaram a mudar a igreja e o mundo. Rio de Janeiro, RJ: God Books; Thomas Nelson Brasil. 2021. 240p.

Nenhum comentário: