sábado, 12 de janeiro de 2019

ROMANOS PARA VOCÊ [Resenha]


KELLER, Timothy. Romanos para você – Volumes 1 e 2. São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 2017 


O LIVRO DE ROMANOS 

A Carta aos Romanos é um livro que transforma o mundo repetidas vezes pela transformação das pessoas. É a explanação mais fundamentada do coração do evangelho e a investigação mais emocionante de como esse evangelho opera em nosso coração. 

O pastor inglês John Stott foi um homem transformado por Romanos. O ministério e o comprometimento de Stott com o evangelismo causaram grande efeito, ao longo do século 20, sobre a igreja no Reino Unido, nos Estados Unidos e, tal vez ainda de forma mais marcante, nos países em desenvolvimento. Ele escreveu sobre sua: “... relação de amor e ódio com Romanos, por causa dos prazerosos/dolorosos desafios pessoais do livro. [...] Foi a exposição devastadora do pecado e da culpa universais do ser humano, que Paulo faz em Romanos 1.18—3.20, que me resgatou daquele tipo de evangelismo superficial, preocupado apenas com as "necessidades percebidas" das pessoas.” [1] 

Quase quinhentos anos antes de as palavras de Paulo chamarem Stott ao evangelismo voltado para nosso relacionamento com Deus, Romanos mudou outros dois homens de um modo que transformaria a igreja por completo. 

Martinho Lutero foi um monge alemão a quem ensinaram que, para ser salvo, Deus exigia dele uma vida reta. E assim ele cresceu odiando a Deus, primeiro por exigir o que ele não podia dar, depois por entregá-lo ao fracasso. Até que Lutero leu e enfim captou o sentido de Romanos 1.17: "... no evangelho é revelada a justiça [retidão] de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé..." (NVI). 

“Labutei diligente e ansiosamente para compreender a palavra de Paulo [...] a expressão "a justiça de Deus" atravancava o caminho, pois eu a interpretava com o sentido daquela justiça por meio da qual Deus é justo e age justamente ao punir o injusto. Apesar de ser um monge impecável, eu me postava diante de Deus como pecador [...] portanto, não amava um Deus justo e raivoso, antes o odiava e contra ele murmurava [...] Então compreendi que a justiça de Deus é aquela pela qual, por graça e pura misericórdia, ele nos justifica pela fé.

Por isso senti que renasci e atravessei as portas do paraíso [...] Lancei-me em seu interior. Se antes odiava a expressão "a justiça de Deus", passei agora a considerá-la a mais cara e reconfortante notícia.” [2] 

A descoberta revolucionária de Lutero em Romanos 1 levaria ao restabelecimento do evangelho na Alemanha e por toda a Europa e, depois, à Reforma protestante. Um dos maiores teólogos e pastores da Reforma, o francês João Calvino, ministrando em Genebra, Suíça, falou de Romanos como sua: “... porta de entrada [...] para todos os tesouros mais escondidos das Escrituras [...] Portanto, o tema desses capítulos pode ser assim enunciado: a única justiça do homem é por meio da misericórdia de Deus em Cristo, a qual, oferecida pelo evangelho, é apreendida pela fé.”[3] 

Tanto Lutero quanto Calvino tiraram grande proveito dos escritos de um líder anterior da igreja, Agostinho, bispo de Hipona (onde hoje fica a Argélia), no quarto século. A mãe de Agostinho era cristã, mas o filho deu as costas à fé professada por ela. Ele buscou a verdade em outros lugares, decidiu viver como bem entendesse e foi pai de uma criança fora do casamento. Quando vivia em Milão, no entanto, ouviu a pregação do bispo Ambrósio, figura altaneira da igreja, e descobriu-se incapaz de se desvencilhar do que escutara: “O tumulto do meu coração me levou ao jardim onde ninguém poderia interferir na luta ardente em que me envolvera comigo mesmo [...] Torcia-me e contorcia-me em minhas cadeias. De repente, ouvi uma voz, vinda da casa ao lado, entoando, como se pertencesse a um menino ou uma menina [...] "Pegue e leia, pegue e leia". [Peguei] o livro do apóstolo [i.e.: Romanos], abri-o e li em silêncio a primeira passagem com que meus olhos depararam:"... não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne" (13.13,14). Não quis nem precisei ler além disso. De imediato, com as últimas palavras da oração, foi como se o alívio de toda ansiedade inundasse meu coração. Todas as sombras da dúvida foram dissipadas.”[4] 

Assim, Deus usou o livro de Romanos para trazer à fé o homem que bem pode ter sido a maior influência sobre a igreja entre o próprio Paulo e Lutero, um milênio depois. 

O que o livro de Romanos tem que o faz assim capaz de transformar vidas e moldar a história? Isso acontece porque Romanos está relacionado com o evangelho. Paulo escreveu à igreja em Roma por volta de 57 a.D., primeiro por querer que seus membros compreendessem o evangelho; depois, para que o vivenciassem — a fim de que conhecessem sua gloriosa libertação. É provável que lhes escrevesse durante sua terceira viagem missionária, possivelmente de Corinto, Grécia. Eram cristãos com quem ele nunca se encontrara, embora esperasse fazê-lo em breve. Parecia ser uma igreja que sofria as tensões entre cristãos judeus e gentios. Pois assim é que ela era composta por judeus e gentios convertidos, que eram cristãos comprometidos, mas jovens. Embora Paulo ainda não os conhecesse pessoalmente, sabia que sua maior necessidade era do evangelho. Contudo, ele não queria que eles o compreendessem apenas, antes desejava que amassem e vivessem o evangelho. O cristianismo não é acima de tudo uma questão de cabeça ou vontade; é uma questão de coração, um coração em que o Espírito Santo habita e que está embebido do evangelho. Esse é o coração que leva à real transformação de pensamento e comportamento. 

Como Lutero e Calvino apresentam de maneira tão poderosa, esse "evangelho de Deus" (Rm 1.1) era uma declaração da justiça divina. Essa era a mensagem de que a perfeição e a santidade de Deus são vistas na vida e na morte de Jesus Cristo; e de que essa perfeição nos é oferecida, como um dom gratuito, pela vida e pela morte de Jesus Cristo. Essa é a "mensagem do evangelho" de Romanos. Como veremos, Paulo nos mostra não só como Deus justifica os pecadores no evangelho, mas também como desfrutamos desse dom tão precioso em nossa vida — como ele produz transformações profundas e monumentais em nosso comportamento e até em nosso caráter. 

Lendo essa carta e refletindo sobre ela hoje, devemos estar preparados para ter nosso coração moldado e nossa vida transformada pelo dom da justiça de Deus, como aconteceu com tantos outros. Romanos nos estimula a perguntar: "Será que eu, como Lutero, 'lancei-me' para a liberdade e a libertação que o evangelho me traz, tanto em relação ao meu futuro quanto em relação à minha vida presente?". 


VOLUME 1 – ROMANOS 1-7 PARA VOCÊ 

Os sete primeiros capítulos explicam as verdades maravilhosas do evangelho: a justificação pela fé, a união com Cristo, a salvação somente por meio de Cristo e não por meio das nossas obras. Esses capítulos tratam de tudo isso e em profundidade. Você encontrará sua análise, apreciação e aplicação no primeiro volume deste livro, Romanos 1-7 para você. 

Nos apêndices desta primeira, o autor inclui um esboço detalhado dos sete primeiros capítulos da carta, para ajudar o leitor a enxergar o fluxo e a lógica gerais do pensamento de Paulo; diversas páginas sobre a concepção bíblica da idolatria, fundamental para o tratamento conferido por Paulo ao pecado e à justiça, nos capítulos 1 a 3; e uma descrição muito breve, além da respectiva resposta, dos recentes debates sobre a quem Paulo se dirige em Romanos e o que ele lhes diz. O esboço do volume 1 é assim constituído: 

1. Apresentando o evangelho - 1.1-17
2. Os pagãos necessitam do evangelho – 1.18-32
3. Os religiosos necessitam do evangelho (primeira parte) – 2.1-16
4. Os religiosos necessitam do evangelho (segunda parte) – 2.17-29
5. Todos necessitam do evangelho – 3.1-20
6. Um diamante sobre um fundo escuro – 3.21-31
7. Quando a justificação começou – 4.1-25
8. O que a justificação propicia – 5.1-11
9. Por que a justificação é proporcionada – 5.12-21
10. Unidos a Cristo – 6.1-14
11. Escravos de Deus – 6.15-7.6
12. Guerra contra o pecado – 7.7-25


VOLUME 2 – ROMANOS 8-16 PARA VOCÊ 

Em seguida vem a segunda metade do livro. Nos capítulos de 8 a 16, Paulo continuará a responder à questão que propôs nos capítulos de 5 a 7: "Como a fé no evangelho de Cristo leva de fato à transformação na vida real?". 

Em certo sentido, Romanos 8-16 é apresentado em duas seções, cada qual iniciada por um "portanto". 

Primeiro, em 8.1, Paulo nos diz: ''Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus" (grifo do autor). Esse é um resumo de todo o fundamento da confiança cristã. Para o crente, nunca pode haver qualquer condenação ou separação de seu pai celestial. Por quê? Em virtude da obra do seu Filho na cruz e da obra do seu Espírito em nosso coração. Como Paulo demonstra nos capítulos de 9 a 11, nossa salvação tem a ver somente com a escolha de Deus, de modo que podemos ser tanto humildes em relação a nós mesmos quanto confiantes em relação a ele. 

Segundo, em 12.1,2, Paulo diz: ''Portanto, irmãos, exorto--vos pelas compaixões de Deus que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. [...] E não vos amoldeis [...], mas sede transformados pela renovação da vossa mente..." (grifo do autor). Esse é um resumo de toda a vida cristã. A vida do crente deve ser de gratidão. Vivemos para agradar nosso Pai celestial, obedecendo a ele, mesmo que nos custe ou seja inconveniente. O restante de Romanos mostra como podemos nos apresentar "como sacrifício vivo" em todas as áreas de nossa vida. 

No século 20, o grande pregador galês D. Martyn Lloyd-Jones escreveu sobre Romanos: “É uma das maiores entre todas as joias. Alguém disse que em toda a Escritura a pedra ou coleção de pedras mais brilhante, mais reluzente e cintilante é a Carta aos Romanos e que, dentre elas, [o capítulo 8] é a gema mais resplandecente da coleção. O [capítulo de Romanos] mais comovente é esse, o capítulo 8.”[5]

Para mim, talvez a parte mais maravilhosa do livro de Romanos se encontre em 8.5, quando Paulo resume como você se transforma de dentro para fora; como você muda de maneira profunda: "... os que vivem segundo o Espírito [pensam] nas coisas do Espírito". Para crescermos em Cristo e sermos transformados em alguém como Cristo, precisamos firmar nossa mente nas coisas espirituais, nas coisas do alto. Precisamos aprender a meditar e a pensar no evangelho até que ele se torne real para o nosso coração e o alicerce de tudo que fazemos. 

Sempre acreditei que no coração de Romanos 8 encontra-se o segredo para aplicar de verdade o evangelho ao seu coração a fim de ser transformado de maneira profunda; e o restante de Romanos lhe mostrará como será essa transformação na prática. Minha oração é para que, ao ler a segunda metade dessa carta maravilhosa, seu coração fique tomado de entusiasmo pelo evangelho, sua mente seja moldada pelo evangelho e sua vida, transformada pelo evangelho. 

De forma semelhante ao primeiro volume, o autor faz a inclusão nos apêndices de um esboço detalhado dos últimos nove capítulos da carta. E os capítulos de 9 a 11 estão entre os mais difíceis de toda a Bíblia, tanto em relação ao entendimento quanto à apreciação; por isso há um apêndice com um tratamento mais extenso da doutrina da eleição soberana de Deus. O esboço do volume 2 é assim constituído:

1. Enfrentando o pecado com o Espírito – 8.1-13
2. Vivendo como filhos de Deus – 8.14-25
3. Enfrentando a vida com confiança – 8.26-39
4. A soberania de Deus – 9.1-29
5. Nossa responsabilidade – 9.30-10.21
6. Deus e Israel – 11.1-36
7. Novos relacionamentos: com Deus e a igreja – 12.1-8
8. Novos relacionamentos: com amigos e inimigos – 12.9-21
9. Novos relacionamentos: como cidadãos do Estado – 13.1-14
10. Novos relacionamentos: entre o fraco e o forte – 14.1-23
11. Unidade e missão – 15.1-33
12. A Deus seja glória – 16.1-27 

Mas este recurso não se pretende uma palavra exaustiva ou final! Não é um comentário; não atinge a profundidade que atingiria um comentário, nem interage com a erudição histórica e atual. É um guia expositivo, desvendando as Escrituras e sugerindo a maneira pela qual ela se aplica a nós hoje. O que peço em oração é, simplesmente, que ele o ajude a, como diria Lutero, "se lançar": seja para entender a mensagem do evangelho, seja para experimentar a vida do evangelho, seja nos dois casos.


O AUTOR 

Timothy Keller, nasceu e cresceu na Pensilvânia e estudou na Bucknell University, no Gordon-Conwell Theological Seminary e no Westminster Theological Seminary. Por muitos anos, foi pastor da Redeemer Presbyterian Church, em Manhattan, igreja que fundou em 1989 com a esposa, Kathy, e seus três filhos. É autor best-seller do New York Times e escreveu vários livros, entre eles A fé na era do ceticismo, Deus na era secular, Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento, Justiça generosa, Como integrar fé e trabalho, Igreja centrada, O evangelho na vida, Pregação, Oração, A cruz do Rei, Encontros com Jesus, Ego transformado, Os cânticos de Jesus, O Natal escondido, Gálatas para você, entre outros publicados por Vida Nova. 


A SÉRIE “A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ” 

Esta série é publicada pela Editora Edições Vida Nova e cada volume da série “A Palavra de Deus para Você” o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título são: (1) estar centrado na Bíblia; (2) glorificar a Cristo; (3) ter aplicação relevante e (4) ser lido com facilidade. 

Os livros até agora publicados foram:  (veja a imagem)

Imagem - Edições Vida Nova


Cada um desses livros, foram feitos para: 

1. ... para ler e estudar. Você pode simplesmente percorrê-lo de capa a capa, lendo ou estudando, como um livro que explica e investiga os temas, as exortações c os desafios dessa porção das Escrituras. 

2. ... para meditar e se alimentar. Você pode trabalhar o livro como parte de suas devoções pessoais regulares, ou usá-lo em conjunto com um sermão ou uma série de estudos bíblicos da sua igreja. Cada capítulo é dividido cm duas seções, com perguntas para reflexão no fim de cada uma delas. 

3 ... para ensinar e liderar. Pode usá-lo como recurso no ensino da Palavra de Deus, tanto no ambiente de um pequeno grupo quanto em toda a igreja. Você verá que versículos ou conceitos complicados estão explicados aqui em linguagem simples, e encontrará temas e ilustrações úteis, acompanhados de sugestões de aplicações. 

Os livros desta série não são comentários. Não pressupõem um entendimento das línguas originais da Bíblia, nem um alto nível de conhecimento bíblico. Palavras de uso mais raro, ou que são usadas de maneira diferente na linguagem do dia a dia da igreja, são marcadas em versalete quando aparecem pela primeira vez e explicadas em um glossário no fim do volume. Em geral os substantivos e os adjetivos aparecerão no glossário no masculino e no singular e os verbos na forma não flexionada. Nele você também encontrará detalhes de recursos que poderá utilizar em conjunto com o livro, tanto na vida pessoal quanto na igreja.

Para acessar o kit completo é só clicar na imagem acima


___________________
[1] The message of Romans, The Bible Speaks Today (Downers Grove: IVP Academic, 2001), p. 10 [edição em português; A mensagem de Romanos, A Bíblia Fala Hoje (São Paulo; ABU, 2000)].
[2] Commentary on the Epistle to the Romans (Edinburgh: Kregel Classics,2003).
[3] Commentaries on the Epistle of Paul to the Romans, tradução para o inglês de John Owen (Edinburgh: Calvin Translation Society, 1849), p. 16 [edição em português: Romanos, Série Comentários Bíblicos, tradução de Valter Graciano Martins (São José dos Campos: Fiel, 2014)].
[4] Confessions (New York: Mentor/Penguin, 1963), livro VIII, cap. 12 [edição em português: Confissões, 3. ed., tradução de Maria Luíza Jardim Amarante (São Paulo: Paulus, 2006)].
[5] Romans chaften 7:1—8:4, Romans Series (Grand Rapids: Zondervan, 1989), p. 258-9 [edição em português: Romanos: exposição sobre os capítulos 7:1—8:4: a lei: suas funções e seus limites (São Paulo: PES, 2001)].

Nenhum comentário: