sábado, 29 de abril de 2017

PORQUE DEVEMOS ANDAR NOS PASSOS DE JESUS [1 João 2.1-6]



Por séculos, Jesus Cristo tem atraído a atenção de milhões de pessoas. Muitos de nós temos professado ser seus seguidores. Entretanto, será que conhecemos bem o Jesus da Bíblia? É grande a necessidade que temos de conhecer esta pessoa que afirmamos ser Salvador e Senhor. Será que a nossa vida é um reflexo do caráter daquele a quem dizemos estar seguindo? [1]

A Bíblia diz claramente que nós, como cristãos, devemos moldar nossa vida de acordo com o procedimento de Jesus Cristo. O tipo caráter que é visto em Jesus deve ser visto em nós também. O apóstolo João disse isso da seguinte forma: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2.6)

Por que devemos dedicar tempo ao estudo do caráter de Jesus?
Por que devemos nos preocupar em sermos parecidos com Jesus?

Um estudo do Novo Testamento revela quatro razões.


1. Parecer com Cristo é o nosso CHAMADO (Mateus 11.28-30)

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

O próprio rei Jesus nos deu a graciosa ordem de ir a Ele a fim de aprender. Não somos chamados, em primeiro lugar, a uma instituição ou a uma doutrina em particular, e sim, a uma Pessoa verdadeira. É dessa Pessoa, com todos os seus atributos, que devemos aprender.

O rei Jesus manda que nos aproximemos dele para aprender e devemos obedecer-Lhe o chamado. Quando respondemos a este chamado, nossos primeiros passos com Cristo devem ser caracterizados pela atitude de imitá-Lo.


2. Porque parecer com Cristo é nossa OBRIGAÇÃO (1 João 2.5-6)

“nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou” (1 João 5b-6.)

Professar que estamos ligados a Cristo pela salvação, nos leva ao dever de endossar esse testemunho verbal com um estilo de vida que reflete o caráter de Cristo. Fé em Jesus como Salvador e conformidade com seu caráter são inseparáveis, Cl 2.6-7.

O comentador bíblico William Hendriksen observou: O apóstolo nunca proclamava um Cristo que era um Salvador, porém não um Exemplo; nem um Cristo que era um Exemplo, porém não um Salvador. O Cristianismo para Paulo era certamente uma vida, mas uma vida baseada em uma doutrina. E para aqueles - e somente aqueles - que abraçam a Cristo como sendo, pela soberana graça de Deus, Senhor, Salvador e, portanto, Capacitador, ele pode ser também o Exemplo.” [2]

Ser como Cristo é um padrão necessário para o cristão. O teólogo e pastor escocês Sinclair Ferguson escreveu: “Simplificando, a maturidade iguala-se à semelhança com Cristo. Nenhum outro padrão pode substituir essa semelhança. Todos os outros padrões são inferiores, alternativas criadas por homens, as quais encobrem o alto padrão que Deus nos apresenta nas Escrituras”. [3]

No Novo Testamento, nós, cristãos, somos chamados várias vezes a seguir Cristo em nossos caminhos rumo à maturidade cristã.  Além de 1 João 2.5b-6, considere os seguintes chamados para sermos como Cristo: [4]


Referencia
Essência
Exemplo de Cristo
Rm 15.2-3
Agradar ao próximo
“Pois também Cristo não agradou a si mesmo”
Rm 15.7
Acolher um ao outro
“como também Cristo nos recebeu (acolheu) para a glória de Deus”.
2 Co 8-7-9
Enriquecer-se na graça de dar aos necessitados.
“por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.”
Ef 5.2
Andar em amor
Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós
Fp 2.3-8
Ser humilde e abnegado
“essa disposição que houve também em Cristo Jesus que... se esvaziou... tomou a forma de servo... se humilhou e se tornou obediente até a morte; sim, morte de cruz.”
Cl 3.13
Perdoar
“assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”

Se não buscamos refletir o caráter de Cristo em nossa própria vida, que direito temos de alegar que somos “cristãos”?


3. Porque parecer com Cristo é nosso TESTEMUNHO

As opiniões que o mundo tem sobre Cristo refletem as opiniões que as pessoas têm sobre os seguidores de Cristo.  Em 1941, E. F. Harrison, um estudioso do Novo Testamento, escreveu um artigo sobre a primeira carta de Pedro, comentando acerca da necessidade de os cristãos do primeiro século imitarem o caráter de Cristo. Naquele tempo, o cânone das Escrituras ainda não estava completo e compilado. O que os descrentes sabiam de Cristo era não somente o que eles juntavam aos poucos do testemunho verbal daqueles que professavam ser  seguidores de Cristo, mas do que viam no cotidiano dos cristãos que eles  conheciam. “Era essencial que cada crente pregasse com sua vida, embelezando assim a doutrina e recomendando-a a outros.” [5]

Em nossos dias, a Bíblia é muito negligenciada. O resultado é que espelhamos a falta de conhecimento do primeiro século a respeito do Novo Testamento. Mais uma vez, a maior parte do conhecimento que o mundo tem a respeito de Cristo é adquirida ao observar o cotidiano dos cristãos. O cristão atual tem o ministério de oferecer uma “constante demonstração em carne e osso” [6] do verdadeiro cristianismo.

Por outro lado, “nada dificulta mais o testemunho da igreja cristã do que a distância entre nossas afirmações e nosso agir, entre o Cristo que proclamamos verbalmente e o que apresentamos em ações”.[7]


4. Porque parecer com Cristo é nosso DESTINO

Há um propósito para nossa vida. Como cristãos, estamos nos dirigindo a um destino que Deus planejou para nós antes mesmo dizer “Haja luz”.

Paulo escreveu acerca desse destino em Romanos 8.  Muitos cristãos encontram grande conforto ao citar romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o BEM daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Infelizmente, poucos crentes têm usado a mesma passagem em um sentido correto. Paulo se referia, quando falou no “bem” que Deus faz em nossa vida. São exatamente as palavras seguintes do apóstolo que explicam: “Porquanto aos que de antemão CONHECEU, também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho” (Romanos 8.29).

Agora, como o grande alvo de nossa redenção, Deus faz tudo em nossa vida para o “bem” de nos tornar parecidos com Cristo. Ele está nos moldando e ajustando para que nos conformemos à semelhança de seu Filho. Atualmente estamos na escola da redenção, nos tornando mais e mais parecidos com Jesus. “O alvo fundamental da redenção é fazer cada crente assemelhar-se a Jesus Cristo.” [8]

Se nosso Pai celeste nos predestinou para sermos como Jesus, e se hoje Ele está fazendo com que todas as coisas cooperem para o “bem” em nossa vida, então deveríamos estar muito interessados em saber tudo que pudermos sobre nosso Salvador, em cuja imagem estamos  sendo restaurados. Por quê? Porque o nosso destino é ser como Jesus.

Por que devemos ter o desejo de ser como Jesus? Existem várias razões cruciais pelas quais devemos dedicar nossa vida ao conhecimento de Jesus Cristo, de modo que sejamos mais parecidos com Ele. Ser como Jesus é nosso chamado, nossa obrigação, nosso testemunho e, fundamentalmente, nosso destino.

Devemos nos devotar ao estudo da pessoa de Cristo por meio de sua santa Palavra, orando para que seu Santo Espírito nos conforme mais e mais à imagem de nosso bendito Salvador.

Que a mente de Cristo, meu Salvador
Viva em mim, dia após dia,
E tudo o que eu diga e tudo o que eu for
Que Ele controle com poder e amor.
Possa o amor de Jesus encher-me,
Como as águas cobrem o mar.
Em exaltá-lo e em humilhar-me,
Está a vitória e o meu almejar. (Kate B. Wilkinson)





[1] Estudo adaptado e acrescentado com outras referências e citações pelo Prof. Pádua, O texto sem acréscimos e referências encontra-se no livro “Andando nos Passos de Jesus” de Larry McCall. Cap 1. Editora Fiel, 2009.
[2] HENDRIKSEN, William. Comentário de Colossenses e Filemom. São Paulo: Cultura Cristã, p. 119
[3] FERGUSON, Sinclair B. Descobrindo a Vontade de Deus. São Paulo: PES, 1988, p. 20
[4] HENDRIKSEN, William. Comentário de Colossenses e Filemom. São Paulo: Cultura Cristã, p. 120.
[5] HARRISON, P. H. The Problem of the pastoral epistles’ p. 20-22. Citado CARSON D. A.; MOO, Douglas J.; MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2004. p. 365. 
[6] Ibid, p. 131.
[7] SOTT, John. Como ser cristão. Viçosa: Ultimato, p. 134
[8] FLYNN, Leslie B. The Power of Christlike Living - O poder na vida Cristã, Grand rapids: Zondervan, 1962, p. 13.

Nenhum comentário: