domingo, 2 de abril de 2017

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS - ESTUDOS NO CARÁTER DE CRISTO [Prefácio da obra]


O Novo Testamento mostra com clareza que o objetivo final de Deus para todos os crentes é que se assemelhem a Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo escreveu em romanos 8.29 que Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem, ou semelhança, de seu Filho. Tendo nos predestinado a este fim, Deus começa a transformar-nos nesta imagem por meio de seu Espírito, que opera em nós (2 Coríntios 3.18). Então, o escritor aos Hebreus nos diz que devemos ter parte em sua santidade. Esta é simplesmente outra forma de dizer que temos sido conformados à sua imagem.

O processo de conformar-nos à imagem de Jesus Cristo é, em geral, chamado de santificação. É um processo continuado pelo Espírito Santo; entretanto, envolve a resposta intencional e a cooperação do crente. Todos os imperativos éticos e morais da Escritura implicam a necessidade de uma resposta de nossa parte. É em geral a estes imperativos que nós, que somos mestres da Escritura, nos voltamos quando queremos tratar das questões do cotidiano da vida cristã.

Neste livro, Andando nos Passos de Jesus, Larry McCall nos relembra outra dimensão do ensino bíblico designado a promover nossa santificação – o exemplo de Jesus, enquanto vivia entre as pessoas de seu tempo. É triste dizer, mas, o exemplo da caminhada de Jesus entre nós tem sido com freqüência ignorado ou até rejeitado no meio evangélico. Isto tem sido, sem dúvida, uma reação à mensagem daqueles que negam a divindade de Jesus e sua substitutiva expiação por nossos pecados, mas que ensinam que Ele foi um bom homem, cujo exemplo devemos seguir. Como resultado, nós que propriamente enfatizamos a obra objetiva de Cristo e seu sacrifício expiatório, temos nos inclinado a deixar de ensinar que a vida de Cristo é para nós um exemplo a ser seguido.

Entretanto, a Bíblia não faz isso. Naquele incidente onde Jesus lava os pés de seus discípulos, Jesus mesmo disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13.15). E o Apóstolo Pedro escreveu a respeito do sofrimento de Cristo por nós: “Deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1 Pedro 2.21). Estes dois versículos devem lançar fora qualquer dúvida de que nós crentes devemos prestar atenção à vida de Jesus e seguirmos o seu exemplo.

Para muitos de nós é bastante familiar a frase: O que faria Jesus? Infelizmente, a questão colocada desta maneira possibilita todos os tipos de respostas subjetivas. O que eu acho que Jesus teria feito numa situação específica pode ser diferente daquilo que você pensa que Ele teria feito.

O Pastor McCall tem, com efeito, proveitosamente reconstruído aquela pergunta da seguinte maneira: “O que fez Jesus?”. Dando-nos uma espécie de vídeo de Jesus em ação, em 14 cenários diferentes, ele nos ajuda a responder esta pergunta de modo que tenhamos exemplos concretos do que significa andar como Jesus andou.

Uma das bases deste livro é que ele nos leva para fora da esfera do que normalmente pensamos ser o caráter cristão. Vemos Jesus em missão; e, através do seu exemplo, somos desafiados a viver nossas próprias vidas com propósito, como “pessoas em missão”. Vemos Jesus em oração e, novamente por meio de seu exemplo, somos condenados por nossas próprias medíocres vidas de oração. Vemos Jesus lavando os pés de seus discípulos e Prefácio 11 aprendemos o que significa servir aos outros.

Tenho sido pessoalmente desafiado por este livro a prestar mais atenção às ações de Jesus, registradas nos evangelhos, e a aprender com tais ações a andar mais e mais como Ele andou. Creio que este livro causará um impacto semelhante a todos aqueles que o lerem.

MCCALL, Larry. Andando nos passos de Jesus: Estudos no caráter de Cristo. São José dos Campos: Editora Fiel, 2009 (Prefácio)

Nenhum comentário: