terça-feira, 3 de janeiro de 2017

PROJETO LEITURA PARA 2017



Este ano pretendo ler novamente toda a Bíblia e o meu projeto de leitura tem novas adições.


(1) Livro com Devocionais “Por amor a Deus” de D. A. Carson.


O livro Por Amor a Deus é uma obra cuja função é essencial a todos que almejam conhecer a Bíblia, lê-la por inteiro. Contudo, o livro não trata tão somente de Devocionais comuns, tipo aqueles de leituras bíblicas curtas e pessoais, às vezes de apenas um versículo ou dois, seguidos de vários parágrafos de exposição edificante. Além da leitura do texto bíblico, você terá acesso a comentários que permitirão reflexões sobre cada texto lido.

O livro traz o Plano de anual de Leitura da Bíblia com o método McCheyne. O plano de leitura começa com os livros de Gênesis, Mateus, Esdras e Atos. Ou seja o nascimento do universo em Gênesis, o renascimento da nação de Israel com Esdras, o nascimento de Jesus em Mateus e o Nascimento da Igreja com Atos. De tal forma que ao ler um livro do novo testamento em janeiro, vou lê-lo outra vez no meio do ano em Junho; e assim com os demais livros e os salmos. A disposição da leitura dos livros, lei, historia, poesia e profecia é extraordinária, ora lemos um fato sem I Samuel, ora cantamos esta historia nos salmo; e o que no Antigo testamento é ruína, no Novo Testamento é restauração! No ultimo dia do ano estaremos lendo o ultimo capitulo de 2 Crônicas o ultimo livro a ser escrito do AT. o ultimo capitulo de apocalipse o ultimo livro do NT. E ainda leremos Malaquias o ultimo livro da bíblia do AT que termina com a palavra maldição, e em seguida o ultimo capitulo do evangelho João 21, que termina com a grandeza do ministério de Jesus. 


(2) Bíblia Sagrada Almeida Corrigida Fiel (ACF) da SBTB.



A Bíblia ACF é uma herdeira da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus). Gosto do texto e mesmo porque não sou favorável ao argumento de adaptar o texto com o propósito de que deve ficar mais claro ao leitor. É importante que saibamos que o que faz alguém entender a Palavra de Deus é o Espírito Santo. Se Deus deu ordem para que as palavras fossem as que Ele escolheu, somente nos cabe acatar e cumprir. Não temos que ficar inventando nada. Ele escolheu cada uma das palavras e tem um propósito para isso. Quando trocamos palavras escolhidas por Deus por palavras escolhidas por homens, comprometemos a pureza da Palavra de Deus.


(3) Teologia Puritana de Joel Beeke e Mark Jones



Esta inovadora obra trata dos ensinos dos puritanos sobre 6 grandes áreas da teologia, cobrindo 50 subseções doutrinárias. A obra examina com profundidade os ensinos dos puritanos sobre interpretação bíblica, Deus, predestinação, providência, anjos, pecado, as alianças, o evangelho, Cristo, a preparação para a conversão, regeneração, o ato de vir a Cristo, justificação, adoção, governo eclesiástico, o Shabbath, pregação, batismo, céu, inferno e muitos outros assuntos. Os últimos oito capítulos examinam a “teologia na prática” segundo os puritanos. Alguns capítulos se concentram na obra de um teólogo puritano e tratam de um assunto específico. Outros capítulos fazem um apanhado de vários autores sobre determinado tema. 

Pois bem, que Deus me ajude a perseverar!!!Prof. Pádua

Nenhum comentário: