quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

COMENTÁRIO BÍBLICO DE 1 PEDRO - WAYNE [Sinopse]



Não acredito que algum cristão possa estudar essa carta por muito tempo sem ouvir a voz de Deus dirigir-se com poder às necessidades da igreja de hoje. Em apenas 105 versículos, 1 Pedro trata de inúmeros conceitos de teologia e ética cristãs. Nessa carta, encontramos a grande doutrina da redenção, desde sua concepção antes da fundação do mundo até sua consumação, quando receberemos nossa herança que jamais perecerá. Nela encontramos inúmeras exortações à santidade e à humilde confiança em Deus nas necessidades de cada dia. Encontramos também conselhos práticos sobre casamento, vida profissional, nossa relação com o governo, nosso testemunho perante os que não creem uso dos dons espirituais e ministério como líder de uma igreja.

Nessa carta também se encontram intenso consolo na aflição e, na medida do que Deus permite, a consciência dos profundos ministérios do sofrimento e da reprovação. Vemos nela a beleza majestosa da igreja como “templo espiritual”, onde diariamente oferecemos “sacrifícios espirituais” que agradam a Deus. E Jesus está nela: o pastor supremo que cuida de nós, o exemplo que seguimos, a pedra angular escolhida que nos une e consolida e o Salvador que levou sobre si nossos pecados na cruz; aquele que, sem jamais termos visto, amamos. A glória de Cristo brilha das páginas dessa carta para o coração dos que a leem. Para igrejas e indivíduos que procuram crescer em santidade, fé e amor por Cristo, as palavras de Deus em 1 Pedro haverão de compensar ricamente o estudo feito com seriedade, a memorização e a meditação.

O comentário examina o texto seção por seção, extraindo seus temas principais. Além disso, comenta quase todos os versículos da carta separadamente e lida com problemas interpretativos. O objetivo geral é chegar ao verdadeiro sentido de 1 Pedro e tornar sua mensagem clara aos leitores de hoje.

Grudem, Wayne A. Comentário Bíblico de 1 Pedro. São Paulo: Vida Nova, 2016. 240p.

Nenhum comentário: