segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

AS ESCRITURAS DÃO TESTEMUNHO DE MIM: JESUS E O EVANGELHO NO ANTIGO TESTAMENTO [Organizado por D. A. Carson]



O livro que você tem em mãos contém, em forma escrita, as mensagens proferidas em abril de 2011 nas sessões plenárias da Conferência Nacional da The Gospel Coalition [Coligação pelo evangelho],em Chicago,nos Estados Unidos. As mesmas mensagens estão disponíveis em áudio e em vídeo no site (thegospelcoalition.org).

O tema da conferência era “Elas dão Testemunho de Mim: como pregar Jesus e o evangelho a partir do Antigo Testamento”. Várias das oficinas ali realizadas ligavam-se, direta ou indiretamente, ao mesmo tema. O título da conferência foi ligeiramente modificado para dar nome a este livro.

A fim de não suscitar expectativas falsas, devo mencionar o que essas oito mensagens não proporcionam. Elas não dão instruções práticas para os pregadores: não constituem um “manual sobre como ler o Antigo Testamento da perspectiva do Novo” ou coisa parecida. O melhor manual prático desse tipo é o de G. K. Beale, Manual do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: exegese e interpretação. Além disso, o livro que você está lendo não procura fazer comentários sobre todas as passagens do Novo Testamento que citam o Antigo Testamento ou fazem alusão a ele. Para isso, seria necessário um livro volumoso demais,e esse livro já existe: é o Comentário do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento, de G. K. Beale e D. A.Carson,que se propõe como instrumento de referência para pregadores e outros que ensinam a Bíblia.

As exposições aqui reunidas oferecem algo mais modesto, mas também de efeito mais imediato: exemplos de pregadores cristãos que tratam de textos do Antigo Testamento, todos muito diferentes entre si. A exceção é o primeiro capítulo, que introduz o tema com proficiência. Os outros sete partem de passagens do Antigo Testamento e vão aproximando o leitor de Jesus e do evangelho.

Nesta coletânea de mensagens sobre diversos textos veterotestamentários, oito pastores e estudiosos evangélicos eminentes demonstram como pregar Cristo a partir do Antigo Testamento:
R. Albert Mohler Jr. – Estudando as Escrituras para encontrar Jesus
Tim Keller – A saída
Alistair Begg – De uma estrangeira ao Rei Jesus
James MacDonald – Quando você não sabe o que fazer
Conrad Mbewe – O Renovo justo
Matt Chandler – Juventude
Mike Bullmore – Deus tem um grande coração de amor pelos seus
D. A. Carson – Empolgando-se com Melquisedeque

Há imensas variações entre essas sete mensagens no que se refere ao modo pelo qual os textos do Antigo Testamento são tratados. Em alguns casos, o pregador enfoca os detalhes do texto e, demonstrando-se facilmente que a passagem é preditiva,o caminho daí até Jesus também se abre diretamente. Em outros casos,o pregador faz uso da tipologia — discernindo as pessoas, os lugares e as instituições que constituem padrões importantes do Antigo Testamento, os quais se desdobram em trajetórias que apontam para Jesus. Em um ou dois casos, o pregador expõe a “ideia geral” do texto comentado e, por meio de uma espécie de argumento analógico, identifica a mesma “ideia geral” na pessoa e na obra de Jesus Cristo. Por fim, o pregador pode demonstrar de que modo a sequência da revelação progressiva no Antigo Testamento dirige o leitor ao seu ponto alto, ou seja, ao próprio Jesus.

Em todos esses casos, nossa esperança e oração é que essas mensagens não sejam somente esclarecedoras, mas também nos conduzam à humildade, nos enriqueçam e nos edifiquem, além de incentivar-nos a continuar pregando e ensinando os textos do Antigo Testamento.

D. A. Carson
Considero o como um dos maiores teólogos da atualidade. Ele é doutor pela Universidade de Cambridge e um dos mais importantes biblistas e teólogos evangélicos deste século. É autor de vários livros, entre eles Igreja emergente, Introdução ao Novo Testamento, Os perigos da interpretação bíblica e Teologia bíblica ou teologia sistemática?, publicados por Edições Vida Nova, e também O Comentário de João e O Comentário de Mateus publicadas por Shedd Publicações.

AS ESCRITURAS DÃO TESTEMUNHO DE MIM: JESUS E O EVANGELHO NO ANTIGO TESTAMENTO. Organizado por D. A. Carson. Vida Nova, 2015.

Nenhum comentário: