quarta-feira, 10 de maio de 2017

LENDO E COMPARTILHANDO Nº 002


PAULO E SUA TEOLOGIA TRINITÁRIA

A notável benção 2 Coríntios 13.13 oferece-nos todos os tipos de chaves teológicas para entendermos o pensamento paulino sobre a salvação e sobre o próprio Deus. O fato de a benção ser composta e designada para uma ocasião, em vez de ser uma formula amplamente aplicável, torna mais importante ainda ouvir Paulo. Portanto, o que Ele diz aqui em oração é totalmente pressuposto – não se trata de algo que dependa de sua argumentação, mas de uma realidade da vida cristã admitida e experimentada.

Primeiro, ela resume os elementos centrais da paixão única de Paulo: o evangelho, com seu foco na salvação em Cristo, acessível pela fé ao gentio e ao judeu sem distinção. O fato de “o amor de Deus” ser fundamento da visão de Paulo sobre a salvação é afirmado com entusiasmo e clareza em passagens como Rm 5.1-11, 8.31-39 e Ef 1.3-14. A “graça de nosso Senhor Jesus Cristo” foi o que deu expressão concreta àquele amor; por meio do sofrimento e da morte de Cristo em favor de seus amados, Deus lhes garantiu a salvação num único momento da história humana.

A “participação no Espírito santo” torna continuamente reais o amor e a graça na vida do crente e da comunidade cristã. A koinonia (comunhão/participação)  “do Espírito Santo” (perceba que Ele usa o nome completo!) é o meio pelo qual o Deus vivo não apenas coloca o povo num relacionamento intimo e permanente com ele próprio como Deus de toda a graça, mas também é como os leva participar de todos os benefícios da graça e da salvação – ou seja, habitando neles hoje com sua presença e garantindo-lhes a glória escatológica final.

Isso indica que Paulo era verdadeiramente trinitário em todos os sentidos e termos – que o único Deus é Pai, Filho e Espírito, e que relacionar-se com Cristo e o Espírito é relacionar-se com Deus da mesma forma que seria relacionar-se com o Pai. Assim, essa benção, fazendo uma distinção fundamental entre Deus, Cristo e Espírito, também expressa de forma abreviada o que se encontra em todas as suas cartas, a saber, que a “salvação em Cristo” é uma obra de cooperação entre  Deus, Cristo e o Espírito.

FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o povo de Deus. São Paulo: Vida Nova, 2015, p. 66-67.

Nenhum comentário: