domingo, 26 de março de 2017

O QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS QUE MORREM?



Esta não é uma pergunta frívola. Sabemos que as pessoas se tornam muito ligadas aos animais, particularmente seus animais de estimação. A menininha com o seu gato, o homem e o seu cachorro, todos demonstram uma afeição muito humana que passa entre humanos e animais.


Tradicionalmente muitos têm sido persuadidos de que há vida futura para os animais. A Bíblia não ensina explicitamente que os animais vão para o céu. Um dos argumentos chaves contra a idéia de que os animais não sobrevivem à sepultura, é a convicção de que os animais não têm alma. Muitos estão convencidos de que o aspecto distintivo que divide os humanos dos animais, é o fato de que os humanos têm alma, e os animais não. Alguns localizam a imagem de Deus no homem, na alma.

Da mesma forma presume-se que os animais não podem pensar como nós. Suas respostas são explicadas através dos instintos, e não através das formas mais baixas de cognição.

Entretanto o termo instinto é, em si, em estudo em ambiguidade. Quando um instinto se torna pensamento? Os animais podem demonstrar o que chamamos de emoção. Eles sem dúvida respondem a estímulos externos.

A bíblia não diz que os animais pensam. A bíblia não diz que os animais têm alma. Mas, do outro lado, a Bíblia não nega estas coisas. Para dizer a verdade, a bíblia diz que “o boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono” (Isaías 1:3). Aquis e refere “conhecimento” ao animal. Entretanto, a passagem poderia ser interpretada metafórica ou poeticamente, portanto, permanecemos incertos.

De uma coisa estamos certos: biblicamente a redenção è explicada em termos cósmicos. Assim como toda a criação foi lançada na ruína pela queda do homem, assim toda criação geme juntamente aguardando a redenção:

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” (Romanos 8:19-21)

Imagens do céu e da redenção futura incluem animais. O cordeiro, o leão, o lobo, todos são mencionados (Is 11.6; 65.25). Novamente estas imagens podem ser somente ilustrações metafóricas. Mas, tomada em conjunto com a promessa de uma redenção cósmica, elas nos dão alguma esperança real da redenção futura dos companheiros animais dos homens.


SPROUL, R. C. Surpreendido pelo Sofrimento. São Paulo: Cultura Cristã, 1998, p. 182-183.

Um comentário:

Marilene disse...

Professor, seu Blog é bom demais da conta!
Parabéns!!!