quinta-feira, 2 de março de 2017

O FOCO EVANGÉLICO DE CHARLES SPURGEON [Prefácio]


Através dos séculos, Deus tem erguido longa fileira de homens piedosos, aqueles a quem ele usa de maneira poderosa em momentos críticos da história da igreja. Esses indivíduos valorosos vieram de todos os tipos de vida – desde prédios cobertos de hera de escolas da elite até empoeiradas salas dos fundos de oficinas de artesãos. Surgiram de todos os pontos do mundo – desde locais altamente visíveis em cidades de densa população até obscuros vilarejos nos lugares mais remotos. No entanto, apesar dessas diferenças, essas figuras centrais, troféus da graça de Deus, têm muito em comum.

Com certeza, cada um desses homens possuía corajosa fé em Deus e no Senhor Jesus Cristo, mas pode-se dizer mais ainda. Cada um tinha profundas convicções quanto às verdades que exaltam a Deus, conhecidas com as doutrinas da graça. Embora diferissem em questões secundárias de teologia, eles andavam ombro a ombro na defesa das doutrinas que exaltam a soberana graça de Deus, em seus propósitos salvíficos para o mundo. Cada um desses homens exaltava a verdade essencial de que “Do Senhor é a salvação” (Sl 3.8; Jn 2.9).

Como essas verdades afetaram a vida deles? Longe de deixá-los inativos, as doutrinas da graça inflamaram seus corações com reverente deslumbramento por Deus e humilhou suas almas diante de seu trono. Além do mais, as verdades da graça soberana deram coragem a esses homens para promover a causa de Cristo sobre a terra. Tal fato não deveria nos surpreender, porque a história revela que aqueles que abarcam essas verdades recebem extraordinária confiança em Deus. Com uma visão maior de Deus, eles dão passos adiante e realizam a obra de muitos homens, deixando uma influência piedosa sobre as gerações futuras. Eles sobem com asas como águias, sobrevoando seus tempos na história. Quanto a experiência, as doutrinas da graça renovam seus espíritos, dando-lhes poder para servir a Deus em suas horas divinamente designadas.

Os perfis de homens piedosos visam ressaltar figuras chaves dessa procissão de homens imbuídos da graça soberana de Deus. O propósito desta série é examinar como essas figuras utilizaram seus dons, dados por Deus, e suas habilidades, para promover o reino do céu. Por ser eles fortes seguidores de Cristo, seus exemplos são dignos de ser imitados hoje.

Neste volume, quero apresentar-lhes o respeitado pregador britânico Charles Haddon Spurgeon. A voz de Spurgeon trovejou com a verdade por toda a Inglaterra e além de lá, em uma época que a igreja tinha necessidade de pregação do evangelho calorosa, franca, sem impedimentos ou barreiras – e isso de uma linha calvinista. Apesar do declínio teológico e metodológico de seus dias, Spurgeon era profundamente dedicado à pregação de Cristo, e Cristo crucificado. À medida que o Senhor lhe dava poder, o seu púlpito se tornou um dos mais profícuos que o Reino de Deus conheceu em todos os tempos. Até os dias atuais, Spurgeon permanece conhecido como o “príncipe dos pregadores”, eminentemente digno de ser estudado nesta série.

Que o Senhor use este livro para dar-lhe profunda ousadia, a fim de que você, como Spurgeon, deixe uma marca indelével sobre este mundo. Que você seja fortalecido pelo evangelho a caminhar de modo digno da vocação a que foi chamado. [Steven J. Lawson – Editor da Série]

Nenhum comentário: