segunda-feira, 14 de novembro de 2016

SOLDADOS DE CRISTO: UMA REAFIRMAÇÃO BÍBLICA DA IGREJA



Caso fizéssemos uma pesquisa para saber por que se deve estudar a se familiarizar com a doutrina da Igreja, muito provavelmente iríamos descobrir que a maioria dos entrevistados diria que não precisa disto. Contudo, quando refletimos sobre essas questões de um ponto de vista bíblico, parece bastante aparente para nós que a falta de interesse na igreja seria equivalente a rejeitar aquilo que Cristo amou e pelo que se entregou (Ef 5.25). Uma das fraquezas desta geração de crentes professos é a falta de entendimento da igreja que ele veio reunir e edificar. Contrariamente à opinião popular em nossa cultura atual, a igreja não é uma instituição criada pelo estabelecimento religioso. Segundo as Escrituras, é um corpo de pessoas que foram juntadas por meio de um chamado ou convocação. Além do mais, o conceito de assembléia não é tanto centrado em ter uma reunião, mas sim em uma reunião com aquele que convocou o encontro – Deus. O propósito de se reunir em assembléia é ouvir a voz de Deus.

É de grande importância observar que a palavra bíblica para igreja (ekklesia) sempre se refere ao povo, nunca a edifícios. A igreja não se resume em estruturas físicas, essas são meramente os recintos onde ela se reúne. Os cristãos não vão à igreja, eles são a igreja. Pelo fato de que a igreja é tão intimamente reunida no Senhor, nós o conhecemos melhor quando temos uma compreensão melhor de sua igreja. É por esta razão que publicamos esta coleção de artigos.

A nossa firma convicção é que a preocupação da igreja deve ser Cristo. Jesus não disse: “Eu vou edificar a igreja de vocês”, tampouco disse: “Vocês vão edificar a minha igreja”. O que ele disse foi: “Eu vou edificar a minha igreja”. Justamente por ser sua igreja, devemos nos encarregar de ser dinâmicos na nossa resposta ao que ele está fazendo na sua igreja. Não nos cabe determinar, designar ou ditar o que a igreja deve ser. Ele já fez isso. 

IN: Avante, Soldados de Cristo: Uma reafirmação bíblica da Igreja, Vários autores: p. 9-10 (Cultura Cristã)

Nenhum comentário: