sábado, 14 de dezembro de 2019

UNIDOS PELO CRUZ [Resenha]

 

O reformador francês João Calvino considerava a Carta de Paulo aos Efésios seu livro favorito da Escritura, tendo escrito um comentário e pregado 48 sermões nessa epístola. O reformador escocês John Knox pediu que os sermões de Calvino sobre essa epístola fossem lidos por sua esposa em seu leito de morte. Essa epístola, considerada a joia da coroa dos escritos de Paulo, tem encantado a tantos por nela todos os grandes temas do apóstolo serem desenvolvidos de forma resumida e maravilhosa.

Nesse excelente livro, Wilson Porte Jr. faz uma abordagem temática da Carta de Paulo aos Efésios. Com o cuidado de um artesão teológico e exegético, ele nos traz uma lógica sequência de exposições centradas no eixo da igreja de Cristo, apresentando as bases e implicações práticas desse tema para a nossa vida. É um livro que fala pessoalmente ao leitor e o leva a um exame pessoal do nosso posicionamento perante Deus, elucidando o nosso entendimento de sua igreja. Wilson nos faz apreciar a centralidade da adoração e a majestosa soberania de Deus e o seu plano eterno de redenção do seu povo e nos mostra que é na igreja que encontramos a sublime manifestação coletiva do seu amor. Na igreja desenvolvemos relacionamentos e encontramos paz interior.

O autor escreve: “O conteúdo deste livro foi primeiramente exposto diante da Igreja Batista Liberdade, na cidade de Araraquara, em São Paulo. Minha oração é que a sua leitura o leve para mais perto da cruz e de sua maravilhosa mensagem, poderosa em Deus para unir pessoas de todas a línguas, etnias, tribos e nações em uma só família, a família da cruz.

O livro, além do prefácio, introdução, conclusão e leituras de apoio, possui seis capítulos, escritos com uma linguagem bíblica, clara, provocativa e, ao mesmo tempo, edificante, Wilson oferece uma profunda reflexão sobre o brilho da igreja, brilho que aparece apenas quando a igreja olha para cruz. Pela cruz, Cristo constituiu um povo. A igreja é esse povo, o povo da cruz. Boa leitura!
____________
PORTE Jr. Wilson. Unidos pela cruz: a mensagem de Efésios para a igreja de hoje. São Paulo, SP: Vida Nova, 2017. 352p.

Nenhum comentário: