domingo, 29 de dezembro de 2019

DEUS E O DINHEIRO [Resenha]


Especialistas em finanças desenvolvem argumentos sobre os benefícios da generosidade. Com base em sete princípios bíblicos, especialistas em finanças desenvolvem argumentos a partir das convicções cristãs. Na obra “Deus e o Dinheiro”, John Cortines e Gregory Baumer, ex-alunos da Harvard Business School, trazem uma profunda e reveladora abordagem sobre os benefícios da generosidade.[1]

Por que a generosidade faz tão bem a quem pratica? Quais frutos ela pode produzir na vida de quem oferece bens com espontaneidade e alegria? Diversos estudos de pesquisadores renomados já comprovaram que indivíduos comprometidos com o bem-estar dos outros são mais felizes do que aqueles que focam apenas em si próprios.

Os autores discutem as raízes bíblicas da generosidade. Aliando conhecimento teórico, pesquisas e a sabedoria das Escrituras e do meio financeiro, os autores apontam princípios bíblicos fundamentais sobre dinheiro e doação que surpreendem pela simplicidade e instigação. À medida que desenvolvem seus argumentos, os autores transformam o conceito de generosidade de mera obrigação moral para um estilo de vida prazeroso e pleno de significado existencial. “Realizamos o levantamento no outono de 2014, como parte dos requisitos de uma matéria cursada na Harvard Business School, chamada “Deus e o dinheiro” […], sintetizamos nossas descobertas em uma estrutura para a generosidade que planejamos usar em nossa vida. Esperamos que ela demonstre ser edificante e libertadora também para outros, pois, nosso objetivo final é oferecer uma abordagem factível para tomar decisões reais acerca do acúmulo de riquezas e a decisão de doar, usando como firme fundamento o ensino de Deus sobre o assunto.” (p.19-20)

Por meio do próprio testemunho pessoal, John e Gregory revelam como mudaram sua perspectiva em relação ao acúmulo de bens e compartilham diretrizes para que os leitores não apenas doem radicalmente, mas o façam com responsabilidade. A cada capítulo, eles oferecem ferramentas que viabilizam a fácil definição do orçamento para gastos do cotidiano e a sábia administração dos recursos. Além disso, explicam como qualquer pessoa pode economizar para o futuro, seja para a aquisição de uma propriedade, a aposentadoria, o ensino superior, entre outras situações.

Realista e altamente revelador, o livro também traz insights para que o leitor possa discernir quando fazer doações generosas e quando guardar para o futuro. “Ao escrever este livro, nosso objetivo foi permanecer fiéis às Escrituras, e procuramos mencionar versículos bíblicos relevantes sempre que possível. Esperamos que o resultado seja algo que honre o melhor da cultura à nossa volta, dialogue com a sociologia e a filosofia, siga as Escrituras e, por fim, desafie profundamente o coração de cada cristão” (p.15).

Além do profundo embasamento bíblico, o novo título também é enriquecido com tabelas, gráficos, teste financeiro criado pelos escritores e uma série de dados e ilustrações claras a fim de ajudar toda e qualquer pessoa a descobrir o que significa honrar a Deus com sua riqueza, mostrando-lhe como romper o poder do capital sobre si. Sem dúvidas, esse livro é esclarecedor e um verdadeiro manual de administração e vida cristã para ser aplicado no dia a dia.

O livro possui dez capítulos distribuídos em três parte: fundamentos, estruturas e passe adiante. Os capítulos estão repletos de lições extraídas da Bíblia. Os autores fazem estudos de casos modernos e maneiras práticas de aplicar os ensinamentos elucidados. Deus e o Dinheiro oferece uma visão contundente do que as Escrituras Sagradas dizem sobre dízimo, fé, riqueza e mordomia cristã.
_________________
CORTINES, John. Deus e o dinheiro: como descobrimos a verdadeira riqueza na Harvard Business School. São Paulo. SP: Mundo Cristão, 2019. 272p.


Créditos

Nenhum comentário: