terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O HOBBIT [Resenha]


O Hobbit é um dos livros mais conhecido e mais famoso da atualidade. O universo de O Hobbit começou a ser criado em 1917, quando o escritor tinha 25 anos. No entanto, a história em si só foi desenvolvida uma década depois, em 1928. Tolkien trabalhava então como professor na Universidade de Oxford quando, ao corrigir provas dos estudantes, bolou a seguinte frase “Numa toca no chão vivia um hobbit” — e o resto é história.

Publicado pela primeira vez em 21 de setembro de 1937, por J.R.R Tolkien, e aqui no Brasil a primeira edição oficial só foi publicada em 1995 pela editora Martins Fontes. Ele já vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo todo e é aquele tipo de livro que atende tanto as necessidades de crianças quanto a de adultos, além de ser o grande precursor de uma das maiores e mais importantes sagas de todos os tempos, O Senhor dos Anéis.

Antes de qualquer outra informação sobre este livro, lembro aqui que é um livro escrito de pai para filho. J.R.R. Tolkien, escreveu o livro inicialmente para seus filhos. Como pai dedicado em entreter as crianças, não mediu esforços para depositar o sentimento paterno em cada ponto da história, abdicando dos preconceitos do mundo cético adulto. Mas engana-se aquele que crê que O Hobbit é simplesmente uma história infantil. Sua dimensão ultrapassa idades e a entrega do autor é explícita, embalando os leitores na narrativa e trazendo uma aura de imaginação nostálgica que conquista facilmente os adultos.

O Hobbit é a história de uma grande aventura, empreendida por um mago - Gandalf - e um grupo de 13 anãos - Thorin Escudo-de-Carvalho, Dwalin, Balin, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Kili e Fili - em busca do ouro guardado por um dragão. O parceiro relutante nessa demanda perigosa é Bilbo Bolseiro, um hobbit amante do conforto e nada ambicioso, que surpreende até a si mesmo com sua desenvoltura e habilidade como gatuno.

Encontros com trols, gobelins, anãos, elfos e aranhas gigantes, conversas com o dragão Smaug, o Magnífico, e uma presença muito relutante na Batalha dos Cincos Exércitos são algumas das aventuras que Bilbo enfrenta. Mas há momentos mais leves também: boa companhia, bem-vindas refeições, riso e canção. Um enigma é explicado sobre como Bilbo Bolseiro, conseguiu o anel de Sauron, entregue para seu sobrinho posteriormente (acontecimento descrito em O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel).

Bilbo Bolseiro já assumiu seu lugar nas fileiras das figuras imortais da ficção infantil. Escrito pelo Professor Tolkien para seus próprios filhos, O Hobbit ganhou aclamação instantânea quando foi publicado.

É uma história completa e maravilhosa em si mesma, que está dividida em 19 capítulos destacados por títulos em cada um deles, contém índice das Ilustrações, gravuras, prefácio e introdução. Repetindo, O Hobbit é a história que antecede a série O Senhor dos Anéis (que quase todos já conhecem, por causa dos filmes).
_____________________
TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit: ou lá e de volta outra vez. Rio de Janeiro, RJ: Harper Collins, 2019. 336p.

Nenhum comentário: