quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ESCONDIDOS POR DEUS [Resenha]


Os momentos de quietude e afastamento das agitações e inquietudes desta vida sempre foram aliados dos homens e mulheres de Deus, daqueles que almejam intimidade e profunda comunhão com o seu Criador. O “esconderijo do Altíssimo”, para o salmista, era lugar de identificação, cuidado, livramento, segurança, proteção e triunfo.

Charles Spurgeon, o grande evangelista britânico do século XIX, falando dos momentos preciosos de quietude e intimidade com Deus, disse o seguinte: “Há momentos em a solidão é melhor que as reuniões, e o silêncio mais sábio que a fala. Nós seriamos melhores cristão se ficássemos mais sozinhos, esperando em Deus, e nos fortalecendo através da meditação sobre a força espiritual da sua Palavra para o trabalho em Seu serviço. Devemos ponderar sobre as coisas de Deus, porque assim extraímos delas o alimento real”.

Vivemos tempos de muitas distrações, correrias e competições. São muitos os elementos que tentam nos distanciar do foco, afastar-nos da preciosidade que é ouvir Deus no mais profundo da comunhão, da intimidade, do lugar secreto.

“Escondidos por Deus: como suportar e vencer os momentos de solidão”, é um livro denso e profundo, mas ao mesmo tempo simples e agradável de se ler. Dentre os vários heróis bíblicos retratados neste livro, vale mencionar a importância das lições extraídas da vida das experiências de Davi e Elias. Eles foram perseguidos, injustiçados, acharam-se em locais isolados, ermos, inóspitos, mas não vazios da presença e glória de Deus. Foi nas cavernas e nos desertos que Deus mais se revelou a alguns dos Seus servos do passado, ambientes onde eles se tornaram mais sensíveis à presença do Senhor e onde mais compreenderam os propósitos e razão de sua existência e missão.

O livro possui além do prefácio, 11 capítulos, onde o autor nos mostra que a caverna pode ser um lugar de sofrimento, isolamento e abandono, mas também pode ser uma zona de conforto, uma área segura de fuga e acomodação. Sair desses locais significa estar prontos a dispostos a cumprir o nosso propósito, deixando para trás desculpas e limitações. Deus nos faz sair das cavernas fortalecidos e cheios de ousadia, mansos como ovelhas mais fortes como leões.
_______________
BIGARDI, Marcelo. Escondidos por Deus: como suportar e vencer os momentos de solidão. Curitiba, PR: Editora TdB, 2019. 212p.

Nenhum comentário: