domingo, 29 de dezembro de 2019

PAULO, O PRÍNCIPE DOS PREGADORES [Resenha]


A história narrada neste livro mostra que Deus pode transformar o amargo em doce, o pobre em rico, o pior em melhor. Antes de sua conversão, Paulo alcançou a reputação de maior inimigo da Igreja, distinguindo-se acima de todos os seus correligionários na perseguição da Igreja em Jerusalém (At 8.3; 9.1,2; 22.5; 26.10). Ao tornar-se uma nova criatura (2 Co 5.17), tornou-se o maior defensor do evangelho, principal mestre do cristianismo e príncipe dos pregadores itinerantes.

Por outro lado, mesmo antes de seu encontro com Jesus Cristo, Deus usara o que tinha de pior em Saulo de Tarso para fazer o melhor em prol do seu Reino. O grande Semeador permitiu a perseguição para semear a Palavra de Deus, espalhando pregadores de Jerusalém por toda parte (At 8.1-4; 11.19).

A obra apresenta uma abordagem, ao mesmo tempo historiográfica, teológica e inspirativa, centrada na conduta de Paulo como pregador do evangelho e no conteúdo de sua mensagem. Conduta esta que foi resultado do testemunho de vida e morte de Estevão, juntamente com o encontro que Saulo teve com Deus, tornando-o, hoje, o príncipe dos pregadores itinerantes.

O livro possui, além dos agradecimentos e prefácios, sete capítulos, onde o autor O autor escreve uma análise do conteúdo dos sermões registrados desse pregador-modelo. O autor chama a atenção o fato de apenas uma de suas 7 pregações ter sido dirigida ao público cristão, a de Mileto, aos presbíteros de Éfeso (At 20.17-38). Isso evidencia bem o foco ministerial desse apóstolo dos gentios, que pregava muito mais a pagãos que a cristãos.”

Paulo: o príncipe dos pregadores é o sexto de uma série de sete livros que se baseiam nas marcas de sete personagens neotestamentários – João Batista, Pedro, Estêvão, Filipe, Barnabé, Paulo e Jesus Cristo. Estes estudos buscam identificar qualidades de cada um deles, mas, principalmente, descobrir aquela que era compartilhada por todos.
______________
ZIBORDI, Ciro Sanches. Paulo, o príncipe dos pregadores. Rio de Janeiro, RJ: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2019. 268p.

Nenhum comentário: