sábado, 21 de dezembro de 2019

APRENDENDO A VIVER COMO JESUS [Resenha]


Em 2013, a organização Langham Partnership UK and Ireland, sob a liderança de Ian Buchanan, o diretor executivo à época, fez uma campanha para incentivar as pessoas a se tornarem mais semelhantes a Cristo. Na visão da Langham, cristãos e igrejas ao redor do mundo deviam aprofundar-se em maturidade espiritual, e não apenas crescer em números por meio de evangelismo. E isso significa tornar-se mais semelhante a Jesus. Para ele, o amadurecimento acontece quando nos alimentamos da palavra de Deus, especialmente quando ela é pregada com fidelidade e clareza, a fim de exercer impacto relevante na vida e no contexto das pessoas. Portanto, um dos principais objetivos da Langham é elevar os padrões da pregação bíblica.

Decidiu-se que o conteúdo central da campanha consistiria em uma série de estudos bíblicos e de vídeos sobre o fruto do Espírito em Gálatas 5.22-23. Essa escolha se deveu, em parte, ao fato de que John Stott — fundador da organização Langham Partnership, falecido em 2011 — costumava orar todas as manhãs para que Deus, o Espírito Santo, fizesse o fruto do Espírito amadurecer em sua vida. Diante disso, uma vez que Paulo relaciona nove itens em sua descrição do fruto do Espírito, Jonathan Lamb (então diretor de programação da Langham Preaching) teve a ideia de chamar a nova campanha de Nove por Dia: Assemelhando-se a Jesus.

Este é um livro fruto de pregações que você precisa ler com a Bíblia por perto. Em todos os capítulos, o autor investiga um pouco das profundezas e da extensão do contexto bíblico para cada uma das palavras que o apóstolo Paulo menciona no fruto do Espírito. São explorados vários textos bíblicos ao longo do caminho, na expectativa de que esse processo traga enriquecimento e ânimo.

O livro, além do prefácio, introdução e conclusão, possui nove capítulos e cada um é uma exposição do Fruto do Espírito (Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio). As perguntas no fim de cada capítulo têm por objetivo servir de incentivo para isso, e também fornecer um ponto de partida para discussões em estudos bíblicos em grupo a respeito de cada tema.

Portanto, ao aceitar o convite do teólogo Christopher J. H. Wright em Aprendendo a viver como Jesus, você iniciará uma jornada pelos ensinamentos do apóstolo Paulo sobre o fruto do Espírito e descobrirá como reorientar sua vida tendo Jesus como modelo.
_________________
WRIGHT, Christopher J. H. Aprendendo a viver como Jesus: um novo olhar sobre o fruto do Espírito. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2019. 192p.

Nenhum comentário: