quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

DELEITANDO-SE EM CRISTO [Resenha]


Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus, é o Amado do Pai, o Cântico dos anjos, a Lógica da criação, o grande Mistério da piedade, a insondável Fonte de vida, conforto e alegria. Fomos criados para encontrar nele a nossa satisfação, o descanso do nosso coração. Com toda a simplicidade, o assunto deste livro é o prazer em Cristo, o deleitar-se em sua plena suficiência para nós, e a consideração de tudo o que ele é: como ele revela esse Deus surpreendente, como ele gera, define – como ele é – as boas novas, e, como ele não apenas dá forma à vida, mas é ele mesmo a vida cristã.

Ele não é um simples tópico, um assunto que podemos escolher de uma lista de opções. Sem ele, nosso evangelho ou nosso sistema – apesar de coerente, “cheio de graça” ou “fundamentado na Bíblia” – simplesmente não é cristão. Ele somente será cristão quando centralizar-se nele, Cristo, e então aquilo que fizermos dele regulará aquilo que pretendemos dizer que a maioria dos nossos problemas como cristãos e nossos erros de pensamento tem sua origem exatamente no fato de esquecermos ou marginalizarmos Cristo. Ou seja, apesar de nossa aparente centralidade em Cristo, não construímos nossa vida e pensamentos sobre a rocha.

O alvo deste livro, então, é algo mais profundo do que uma nova técnica ou um chamado à ação: é refletir sobre Cristo, para ele tornar-se mais central para você, de forma que você o conheça melhor, o valorize mais e passe a alegrar-se nele. Essa é exatamente a maneira com que mais haveremos de honrar o Pai: compartilhando o seu eterno prazer em seu Filho (Jo 5.23). Esse também é o segredo de como tornar-se como Senhor do amor (2 Co 3.18). E, à medida que refletirmos obre ele, veremos como ele é a nossa vida: nossa justiça, nossa santificação, nossa esperança.

O livro, além da Introdução (O cristianismo é Cristo) e Conclusão (Nenhum outro nome abaixo do céu), possui cinco capítulos onde o autor nos fornece um maravilhoso panorama de Jesus na eternidade, Jesus triunfando sobre o mal e Jesus reinando para todo o sempre. Douglas Wilson escreveu: “Reeves escreve com entusiasmo, e é muito envolvente. Ele se estriba na Escritura, e a forma como explora aquilo que é essencial ao viver cristão é realmente boa, principalmente porque tem os escritores puritanos clássicos na ponta dos dedos e os traz com frequência para reforçar ou estabelecer questões gloriosas. Este livro é muito bom!”
___________
REEVES, Michael. Deleitando-se em Cristo. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2018. 142p
.

Nenhum comentário: