sábado, 7 de dezembro de 2019

ANDE COM FÉ [Resenha]


A história do patriarca Abraão, considerado o pai da fé, continua a nos inspirar hoje como há milhares de anos. Charles Swindoll, autor de diversas obras publicadas pela Mundo Cristão, dentre as quais se destaca a biografia de Abraão, oferece lições sobre como viver em obediência a Deus.

O autor, renomado teólogo, nos diz que a nossa tendência é pensar na fé como algo de que só precisamos quando o futuro se torna incerto. Afinal, se temos uma carreira promissora, dinheiro no banco e um plano plausível para os próximos cinco anos, quem precisa de fé? Fazemos uso dela apenas em circunstâncias que nos fogem do controle, em que a escuridão oculta a estrada à frente. É então que nós voltamos para Deus, pedindo-lhe que nos guie em meio às armadilhas que não podemos ver.

De conformidade com todo o ensino que nos é repassado neste pequeno livro, o autor diz que usar a fé tão somente em circunstâncias contrárias, faz com que incorremos em dois erros fatais nesse modo de pensar. Em primeiro lugar, fé não é esperar que algo se torne verdade. Exercer a fé não é encarregar Deus de um desejo. "Senhor, mantém-me saudável." "Senhor, ajuda-me a ter uma boa renda." "Senhor, afasta-me de todo sofrimento." Esse tipo de coisa a gente diria a um gênio da lâmpada ou a uma fada-madrinha. O Antigo Testamento — e sobretudo a história da jornada de Abraão com Deus — define a fé como obediência. Fé consiste em fazer o que Deus nos manda fazer, mesmo que suas instruções pareçam perigosas ou possam ocasionar perdas e dores. Como descreve o autor Philip Yancey: "Fé significa crer de antemão no que só fará sentido de trás para frente".

Em segundo lugar, fé não é algo que usamos para controlar o futuro. A fé é para hoje. Para este momento. O momento que você está vivendo agora. Fé é perguntar: "O que Deus quer que eu faça neste instante, aqui e agora?", e então fazer o que sabemos que é agradável a ele. É isso que vemos acontecer na maior parte da vida de Abraão como nômade. Em cada episódio do relato de vida do patriarca, ele teve de escolher entre as palavras de Deus e outras influências: o medo, os desejos, a pressão familiar, o perigo, a ganância — as mesmas distrações com que deparamos hoje.

Ao reservar tempo para estes breves vislumbres da história de Abraão, esqueça-se do passado e ignore o futuro. Torne-se um servo fiel do presente. Busque a vontade de Deus. Ouça a Palavra de Deus. Use estes momentos para perguntar o que Deus quer de você, e então faça. Com isso, você andará com fé na jornada rumo ao melhor futuro possível.
Além da introdução, o livro traz 30 meditações belíssimas e uma seleção de declarações mencionadas por personalidades da igreja cristã, como Billy Graham, Corrie Ten Boom e Charles Spurgeon. Além disso, a publicação vem com diversas citações bíblicas e reflexões, proporcionando uma rica experiência de aprendizado. Ande com fé é um pequeno manual para descansar em Deus. Essencial para os nossos dias.
_______________
SWINDOLL, Charles. Ande com fé: coragem e confiança para sua vida. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão, 2019.

Nenhum comentário: