terça-feira, 1 de novembro de 2016

O PAPEL DO ESPÍRITO NA NOVA ALIANÇA


Em harmonia com o restante da igreja primitiva, Paulo reconhece que a morte de Cristo institui a nova aliança de Deus com o seu povo (1 Co 11.25). Ele também vê no Espírito a forma pelo qual a aliança. Se concretiza neles e no meio deles, o povo. Como resultado da experiência do Espírito vivida por si mesmo e por terceiros, Paulo entende esse papel principalmente da perspectiva de Ezequiel 36.26-27 e 37.14. Ele reúne os temas das duas passagens de tal maneira que, com a vinda do Espírito na vida do crente e da comunidade, Deus cumpre três dimensões da promessa:

1. Deus daria a seu povo um “coração novo” – o “coração de carne” de Jeremias substituindo o de pedra (Jr 31.31-33) – e, para que isso fosse possível, ele lhe daria um “espírito novo” (Ez 36.26). Em Paulo, esse tema está refletido em 2 Co 3.1-6, em que os coríntios são vistos como beneficiários da nova aliança que será escrita “pelo Espírito do Deus vivo” em tábuas de coração humano (v.3). O próprio Paulo é o ministro dessa nova aliança, que não mais será firmada com “letra”, mas com o Espírito que dá vida (v. 5-6). Esse mesmo entendimento está por trás das palavras semelhantes de Rm 7.5-6 bem como a “circuncisão do coração pelo Espírito”, Em Rm 2.29, que remete a Dt 30,6 no que tange ao cumprimento.

2. Esse “espírito novo” não é outro senão o Espírito de Deus, que capacita seu povo a seguir seus decretos (Ez 36.27). Como se evidencia em Rm 8.3-4 e Gl 5.16-25, neste tema o cumprimento do Espírito é a resposta de Paulo à pergunta sobre o que acontece à justiça se abolirmos a observância da Torá (a lei do Antigo Testamento).

3. O Espírito de Deus significa a presença do próprio Deus no sentido de que pondo “em vós o meu Espírito, [...] vivereis” (Ez 37.14). De novo Paulo retoma esse tema em 2 Co 3.5-6. Como o Espírito do Deus vivo, o Espírito supre para o povo de a realidade essencial acerca de Deus. “O Espírito”, diz Paulo no contexto da nova aliança, “concede vida”.

Podemos concluir que, para Paulo, Cristo efetivou, por meio de sua morte e ressurreição, a nova aliança para o povo de Deus; mas, o Espírito é a chave para a nova aliança como realidade cumprida na vida do povo de Deus.

IN: Paulo, o Espírito e o Povo de Deus. Gordon D. Fee: Vida Nova, p. 37-38.

Nenhum comentário: