REDENÇÃO DA HISTÓRIA - Por meio de palavras e obras, Deus se revela no palco da história como o Salvador da humanidade. Primeiro, com a salvação do povo de Israel, que foi uma tipologia da salvação final. Até que depois houve a grande e gloriosa salvação espiritual operada por Jesus Cristo. Com a redenção da história, Deus nos ensina sobre a redenção para um mundo perdido.
REGISTROS E ESCRITA – Deus inspira o que Calvino chama e denomina como “registros públicos das coisas que Ele fez na história”, para que o homem em todos os tempos possa saber o que Deus fez e, assim, vir a beneficiar-se disso. E nós temos esses registros nas Escrituras. A Bíblia é o registro interpretativo do próprio Deus, daquilo que ele fez na História para a salvação do homem e de como isso se aplica à vida e a nós.
RECEPÇÃO PELOS INDIVÍDUOS – Nesta etapa estamos envolvidos com a obra do Espírito de Deus, que toma a Palavra, a revela a nós e nos conduz abrindo nossos corações para que a Palavra encontre guarida.
IN: Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 27-28. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).
Nenhum comentário:
Postar um comentário