quinta-feira, 10 de novembro de 2016

TRÊS ETAPAS DA COMUNICAÇÃO ESPECIAL DE DEUS.



Existe a comunicação geral de Deus, essa consciência inevitável de Deus que reside em todos os homens pelo simples fato de estarem vivos no mundo de Deus. Porém os homens a rejeitam. Eles afirmam não conhecer Deus simplesmente porque suprimiram o que sabem a respeito dele. Assim, a revelação geral, os céus declarando a glória de Deus, o firmamento mostrando a sua obra, as coisas invisíveis do Criador conhecidas a partir das coisas que são feitas – toda essa comunicação de Deus aos homens não produz resultados. Os homens não respondem a nada disso. Então, Deus faz mais. O que Ele faz? Ele nos dá uma comunicação especial. Nós a chamamos de revelação especial. Nessa comunicação especial de Deus há três etapas.

REDENÇÃO DA HISTÓRIA - Por meio de palavras e obras, Deus se revela no palco da história como o Salvador da humanidade. Primeiro, com a salvação do povo de Israel, que foi uma tipologia da salvação final. Até que depois houve a grande e gloriosa salvação espiritual operada por Jesus Cristo. Com a redenção da história, Deus nos ensina sobre a redenção para um mundo perdido.

REGISTROS E ESCRITA – Deus inspira o que Calvino chama e denomina como “registros públicos das coisas que Ele fez na história”, para que o homem em todos os tempos possa saber o que Deus fez e, assim, vir a beneficiar-se disso. E nós temos esses registros nas Escrituras. A Bíblia é o registro interpretativo do próprio Deus, daquilo que ele fez na História para a salvação do homem e de como isso se aplica à vida e a nós.

RECEPÇÃO PELOS INDIVÍDUOS – Nesta etapa estamos envolvidos com a obra do Espírito de Deus, que toma a Palavra, a revela a nós e nos conduz abrindo nossos corações para que a Palavra encontre guarida.

IN: Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 27-28. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).


Nenhum comentário: