sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A BÍBLIA É SUA PRÓPRIA INTÉRPRETE


Na compreensão das partes difíceis das Escrituras é sábio aplicar o principio importante de deixar a Bíblia interpretar a Bíblia. Como disse Martinho Lutero: “A Bíblia é sua própria intérprete.” Quando seguimos esse principio, nossa interpretação das Escrituras é regulada pelas próprias Escrituras, não por algo externo a elas. Toda vez que lemos algo difícil de entender na Bíblia devemos buscar o que é dito em outra passagem para obter maior clareza, pois, de modo geral, haverá um texto bíblico que explique de maneira mais simples aquilo que nos parece difícil de entender. Eis como Agostinho explicou esse princípio: “O Espírito Santo planejou as Sagradas Escrituras de modo generoso e vantajoso, de tal maneira que nas passagens mais fáceis Ele alivia a nossa fome, e nas mais obscuras Ele afasta a nossa soberba. Praticamente nada se encontra nesses textos obscuros que não se descubra estar dito muito claramente em outra passagem”.

Há outra razão, mais obscura, por que algumas pessoas não entendem a Bíblia como as outras. Não é só porque algumas pessoas são cordeiros, mas também porque algumas pessoas são BODES. Elas não estão entre as ovelhas que Jesus diz que sempre ouvirão a sua voz (Jo 10.27). Não crêem no Deus da Bíblia ou têm um relacionamento de salvação com Jesus Cristo. Como resultado, elas não tem uma compreensão clara da Bíblia, por mais clara que ela seja. Elas interpretam o sentido das Escrituras equivocadamente, compreendem incorretamente o Evangelho da salvação e aplicam mal a Lei de Deus. Depois, atacam a Bíblia por seus supostos erros. Porém o problema está neles e não nas próprias Escrituras, cuja verdade só pode ser compreendida por meio da fé.

A menos que acreditemos – e até que o façamos – há em nós uma escuridão que nos impede de ver a luz. Como diz o evangelho de João: “... a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas e não a luz” (Jo 3.19). Essa escuridão espiritual é o que impede as pessoas de compreendem o significado claro das Escrituras, que só pode ser recebido por fé. Em suma, a própria Bíblia é clara: é a nossa escuridão que precisa ser iluminada. “Se o nosso evangelho está encoberto”, disse o apóstolo Paulo, “para os que estão perecendo é que está encoberto” (2 Co 4.3). Somente aqueles que estão vivos em Cristo são capazes de ver e entender o que dizem as Escrituras.

IN: Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 132-133. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).

Nenhum comentário: