sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PREGAÇÃO: TEMÁTICA OU EXPOSITIVA


A pregação temática se dá quando determinado tema da bíblia é selecionado e ensinado, enquanto a pregação expositiva consiste em separar um texto da Bíblia e pregá-lo. O sermão temático começa quando o pregador elegendo um tema especifico para abordar e, então, ele descobre aquela verdade refletida em determinada passagem ou talvez em vários textos bíblicos. Histórias e episódios são combinados, e tudo entrelaçado em torno do assunto.

Um sermão temático pode certamente ser expositivo, na medida em que faça uso correto e cuidadoso dos textos. Entretanto, o seu objetivo já foi determinado antes de o pregador chegar à Palavra, por seu próprio pensamente acerca do que a congregação precisaria ouvir.

A pregação expositiva é aquela que está a serviço da Palavra. Ela pressupõe a crença na autoridade das Escrituras, mas é algo mais do que isso. Isso ocorre porque um compromisso com a pregação expositiva é um compromisso de ouvir a Palavra de Deus. Ela surge da afeição por Deus e de um desejo de ouvi-lo; da percepção de que a vida e o crescimento espiritual vêm por meio de ouvir a Palavra de Deus. Então, uma pregação expositiva é a palavra de Deus sendo levada ao povo de Deus.

IN: Mark Dever. Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 101-102. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).

Nenhum comentário: