segunda-feira, 14 de novembro de 2016

USANDO A CLARA PALAVRA DE DEUS



Devido à clareza da Bíblia, podemos usá-la no ministério, começando com o evangelismo. Não precisamos usar nossas próprias palavras supostamente mais simples para explicar a fé cristã; podemos usar as próprias palavras de Deus, que tem o poder de levar as pessoas à fé salvadora. Podemos usar a Palavra de Deus em nosso ensino e pregação. Não precisamos passar todo o tempo contando histórias ou compartilhando nossas experiências espirituais. A Bíblia é suficientemente clara para o povo de Deus compreendê-la. Ela também é suficientemente clara para ser usada para a teologia sistemática. Na verdade, sem a doutrina da perspicuidade das Escrituras, não teríamos qualquer doutrina. Ela é essencial a todas as outras porque, a menos que Bíblia seja clara, não podemos fazer qualquer teologia.


A Bíblia é igualmente clara sobre os desafios éticos da nossa sociedade. Ela é clara sobre a santidade da vida – que o aborto é tirar uma vida humana. Ela é clara sobre as relações entre os gêneros – que, na sabedoria de Deus, homens e mulheres têm plena igualdade e complementaridade divinamente ordenada. Ela é clara sobre o adultério e homossexualidade – que a única pura expressão de intimidade sexual é compartilhada entre um home e uma mulher unidos em uma aliança de amor vitalícia. A Bíblia é clara em como cuidar dos pobres, fazer guerra com justiça, administrar piedosamente os nossos bens e todas as demais coisas da vida.

Devemos considerar o que a clara Palavra de Deus está fazendo em nossas próprias vidas. Ela está nos alegrando na verdade? Está nos dando amor por nossa família? Está promovendo amor pelos pobres? Está colocando uma canção em nossas vidas? A Bíblia deve estar fazendo todas essas coisas por nós, em nós e por meio de nós. Como Pedro testificou, temos uma clara e certa Palavra de Deus “e (faremos) bem se a ela (prestarmos) atenção, como uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no (nosso) coração” (2 Ped 1.19).

IN: Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 142-144. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).

Nenhum comentário: