sábado, 22 de abril de 2017

MATEUS: COMENTÁRIO BÍBLICO CONTEMPORÂNEO


Embora não apareça nas listas comuns de “best-sellers”, a Bíblia continua ser mais vendida do que qualquer outro livro. E, apesar do crescente secularismo ocidental, não há sinais de que o interesse pela mensagem da Palavra de Deus esteja esfriando. Muito pelo contrário, número cada vez maior de homens e mulheres está examinando suas páginas em busca de luz e orientação, em meio à crescente complexidade da vida moderna.

Esse interesse sempre renovado pelas Escrituras, encontrado tanto dentro como fora da Igreja, é fato notável entre os povos da Ásia e África, bem como da Europa e das Américas. Na verdade, à medida que nos afastamos de países tradicionalmente cristãos, parece aumentar o interesse pela Bíblia. Pessoas ligadas às igrejas tradicionais católicas e protestantes manifestam, pela Palavra, o mesmo anseio presente em igrejas e comunidades evangélicas mais recentes.

Por isso, ao oferecer esta nova série de comentários, desejamos estimular e fortalecer esse movimento mundial de estudo da Bíblia pelos leigos. Conquanto esperamos que pastores e mestres considerem esses volumes muito úteis à compreensão e comunicação da Palavra de Deus, não os escrevemos primordialmente para esses profissionais. Nosso objetivo é fornecer, a todos os leitores das Escrituras, guias confiáveis que os ajudem a melhor compreender os livros da Bíblia, guias que representem o que há de melhor em erudição contemporânea, e que sejam apresentados de maneira que não exija preparo teológico formal para ser entendidos.

É convicção do editor, bem como dos autores, que a Bíblia pertence ao povo, e não meramente aos acadêmicos. A mensagem da Bíblia é tão importante que de modo algum pode ficar acorrentada a artigos eruditos, presa a ensaios e monografias herméticos, redigidos apenas para os especialistas em teologia. Embora a erudição rigorosa, esmerada, tenha seu lugar no serviço de Cristo, todos quantos participam do ministério do ensino, na igreja, são responsáveis por tornar acessíveis à grande comunidade cristã os resultados de suas pesquisas. Por isso, os eruditos que se unem para apresentar esta série de comentários o fazem tendo em mente estes objetivos superiores.

Em português, há diversas traduções e edições contemporâneas do Livro sagrado. Na sua maioria são excelentes e devem ter a preferência do leitor no que concerne à compreensão e a beleza literária do texto.

Bíblia de Jerusalém, baseada na obra de eruditos católicos franceses, vividamente traduzida para o português, talvez seja a mais literária das traduções recentes. A BLH (Bíblia na Linguagem de Hoje), da Sociedade Bíblica do Brasil, é a tradução mais acessível às pessoas pouco familiarizadas com a tradição cristã. Há, ainda, em português, a Almeida Revista e Atualizada, e a Edição Revisada de Almeida, além de outras.

Todas essas versões são, à sua própria maneira, muito boas, e devem ser consultadas com proveito pelo estudante sério das Escrituras. É possível que a maioria dos estudantes deseje possuir diversas versões para consulta, objetivando especialmente a clareza de compreensão — embora se deva salientar que de modo algum qualquer delas esteja isenta de falhas humanas,
e deva ser considerada a última palavra quanto a qualquer ponto. De outra forma, não haveria a menor necessidade de uma série de comentários como esta!

Esta série de livros, por ser tradução da língua inglesa, faz referências à NEB, que constitui verdadeiro monumento à pesquisa moderna protestante, e a outras versões em inglês, entre elas a RSV, a NAB, e a conceituada NIV.

Como texto bíblico básico desta série decidimos usar a ECA, por ser esta edição a que está se tornando padrão, de modo especial nos seminários e institutos bíblicos. Por representar, no momento, o que há de melhor na literatura evangélica em língua portuguesa, ela está aos poucos se tornando a mais utilizada por pastores e outros estudiosos das Escrituras.

Cada volume desta série contém um capítulo introdutório que expõe em minúcias o intuito geral do livro, os temas mais importantes, e outras informações úteis. Depois, cada seção do livro é elucidada como um todo, e acompanhada de notas sobre aqueles pontos do texto que necessitam de maior esclarecimento ou de explanação mais minuciosa.

Oferecemos esta nova série aos leitores com uma oração: que ela se tome instrumento de renovação autêntica e de crescimento entre a comunidade cristã no mundo inteiro, bem como meio de enaltecer a fé das pessoas que viveram nos tempos bíblicos, e das que procuram viver, em nossos dias, segundo a Bíblia. (Prefácio do Editor)

MOUNCE, Robert H. Mateus: Comentário Bíblico Contemporâneo. São Paulo: Editora Vida, 1991.

Nenhum comentário: